Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Mensagem de final de ano do presidente do CPB

Mizael Conrado discursa durante Prêmio Paralímpicos 2023 | Foto: Alessandra Cabral/CPB

Queridos amigos e amigas do Movimento Paralímpico brasileiro.

O ano de 2023 foi de grandes conquistas coletivas e individuais para o esporte paralímpico nacional. A temporada que se encerra reservou mais um notável capítulo na nossa história, com conquistas inéditas em palcos globais das mais diversas modalidades, notadamente os Campeonatos Mundiais de atletismo, natação, halterofilismo, tiro esportivo, taekwondo, entre outros. Somado a isso, o Brasil fez a melhor campanha já registrada em uma edição dos Jogos Parapan-Americanos. A façanha foi alcançada em Santiago, no Chile, em novembro.

Em 12 meses, o Brasil melhorou o desempenho do anterior e subiu ao pódio 123 vezes em Mundiais paralímpicos de 11 modalidades (atletismo, natação, futebol de cegos, canoagemciclismo, esqui cross-country, halterofilismo, tiro com arco, tiro esportivotaekwondo e triatlo). . Foram 35 ouros, 31 pratas e 57 bronzes. Além dessa performance, os brasileiros reafirmaram a condição de protagonistas no cenário paralímpico continental ao ganharem 343 medalhas no Parapan: 156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes, sendo que mais de 100 destes pódios foram obtidos por atletas estreantes no evento. Nunca nenhum país alcançou tantas vitórias em uma única edição da competição continental.

Tais números, por si só, já nos deixam orgulhosos. Mas os resultados ainda são mais expressivos ao identificarmos que muitas dessas conquistas foram frutos de nossos projetos, como os Centros de Referência e a Escola Paralímpica de Esportes. No Parapan de Jovens, disputado na Colômbia, em junho, seis medalhas foram de alunos da Escolinha. Já em Santiago, nos Jogos Parapan-Americanos adultos, duas atletas que começaram suas trajetórias na Escola Paralímpica de Esportes também subiram ao pódio. Além disso, mais de 50 esportistas que frequentam os nossos Centros de Referência voltaram do Chile com medalhas para o Brasil.

Nas pistas, piscinas, quadras, arenas ou campos, os atletas paralímpicos brasileiros demonstram com suas performances a importância da difusão do esporte como ferramenta de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. E pudemos celebrar tudo isso em duas noites memoráveis no Prêmio Paralímpicos.

Deixamos 2023 muito orgulhosos e muito emocionados com nossos grandes atletas e, ao mesmo tempo, a certeza de que o caminho que trilhamos rumo a Paris 2024 está sendo o melhor possível.

Obrigado pelo carinho e pela torcida de sempre.

Boas festas a todos, com a certeza de que iremos nos reencontrar em 2024, ano de Jogos Paralímpicos.


Mizael Conrado
Presidente do CPB

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery