Ciência do Esporte Paralímpico
O departamento de Ciência do Esporte do CPB tem como objetivo dar suporte às modalidades, técnicos, atletas e membros das comissões técnicas nas tomadas de decisão por meio de números. Isso pode ser traduzido em “transformar dados em atitudes práticas”.
Para isso, o departamento usa ferramentas tecnológicas para adquirir informações de avaliações físicas, cinemáticas e cinemétricas, criar banco de dados e, a partir disso, gerar relatórios com dados e aspectos que possam ser aplicadas no controle das cargas de treinamento.
O departamento atua em conjunto das modalidades buscando identificar protocolos e processos de quantificação para sistematizar e facilitar a comunicação entre os diversos envolvidos no processo de controle de cargas de treinamento. Com isso, a Ciência do Esporte busca minimizar os riscos de lesão e potencializar o desempenho dos atletas.
Além disso, como consequência deste trabalho, o departamento gera informações científicas e didático-pedagógicas através de artigos científicos, capítulos de livros, aulas, palestras, congressos etc, diminuindo assim a distância entre a teoria e a prática no esporte paralímpico.