Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção Brasileira de canoagem paralímpica encerra participação no Mundial com seis medalhas e quatro vagas em Paris-2024

Brasileiros em ação no Mundial de canoagem em Duisburgo, na Alemanha | Divulgação/CBCa

A Seleção Brasileira de canoagem paralímpica encerrou neste domingo, 27, sua participação no Mundial da modalidade, disputado em Duisburgo, na Alemanha. Ao todo, foram seis medalhas e quatro vagas para os Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024.

Nas competições deste domingo, 27, os brasileiros participaram de três provas. Giovane Vieira de Paula fez o melhor tempo na Final B no VL3M 200m. Vagner Junior e Edinho Silva terminaram em oitavo lugar na Final do K2M 500m. Por fim, Adriana Gomes de Azevedo completou a final do KL1W 200m em oitavo lugar.

“Essa prova em especial eu sai muito mais focada com mais experiência, eu sai para ficar entre os seis, mas infelizmente fiquei na oitava colocação, meu barco começou a puxar um pouco para o lado e talvez isso atrapalhou um pouco. Enfiam, agora vamos ajustar esses pontos, treinar mais, temos o ano que vem para as próximas eliminatórias e conseguir essa vaga olímpica para o Brasil”, disse Adriana.

Medalhas e vagas nos Jogos Paralímpicos
Na categoria VL2M 200m, dobradinha brasileira com Fernando Rufino e Igor Toffalini nos dois lugares mais altos do pódio. 

Rafael Miranda Pereira ficou com a medalha de prata na disputa do K1M 200m DI, para atletas com deficiência intelectual. Esta foi uma prova de demonstração, já que não está no programa dos Jogos Paralímpicos.

Além disso, Luis Carlos Cardoso (KL1M 200m), Mari Santilli (VL3W 200m) e Carlos Glenndel (VL1M 200m) conquistaram medalhas de bronze para a Seleção Brasileira.

Com os bons resultados, o Brasil conquistou quatro vagas paralímpicas nas seguintes classes: VL2 e KL1 no masculino, e VL3 e VL2 no feminina.  

Confira a delegação do Brasil no Mundial de canoagem paralímpica:
Atletas: Debora Raiza Ribeiro Benevides, Mari Christina Santilli, Luis Carlos Cardoso da Silva, Fernando Rufino de Paulo, Jean Carlos Panucci Benites, Igor Alex Tofalini, Giovane Vieira de Paula, Adriana Gomes de Azevedo, Aline Furtado de Oliveira, Erisângela Toniolo, Uilian Ferreira Mendes, Ana Cláudia Fiche Ungarelli Borges, Andrea Pontes e Silva, Luciano Pereira Lima, Carlos Glenndel Moreira, Rafael Miranda Pereira e Frederico Holler.

Equipe Técnica:
Chefe de Equipe – Maria de Fátima Fernandes Vara;
Técnicos – Thiago Pupo, Akos Angyal, Cleverson Silva dos Santos,Maria Angélica de Jesus Rozalen, Paulo Ricardo Campos Cabral Salomão e Fernanda Rachid;
Analista de Performance – Luis Gustavo Teixeira F. dos Santos;
Médica – Roberta Martins de Medeiros;
Fisioterapeuta – Gabriel Prado;
Massoterapeuta – Jorge Freitas de Souza;
Psicólogo – Luis Eduardo D Almeida Manfrinati.

*Com informações da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa)

Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery