A 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de tiro esportivo paralímpico acontecerá neste sábado, 27, e domingo, 28, com 55 atletas em ação no Centro Militar de Tiro Esportivo, em Deodoro, zona oeste do Rio de Janeiro. A competição terá provas de carabina, pistola e tiro ao prato (trap).
Entre os atiradores inscritos estão os dois convocados para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O paulista Alexandre Galgani, 41, foi o único representante da modalidade nos Jogos de Tóquio 2020. Na edição francesa do megaevento, ele terá a companhia do capixaba Bruno Kiefer, 38.
O Circuito será o último evento nacional de tiro esportivo antes dos Jogos Paralímpicos de Paris. Além de Alexandre e Bruno, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou mais 274 participantes, totalizando 277 convocados, número que transforma a atual delegação na maior do Brasil em uma edição fora do país.
“Será um campeonato de suma importância. É o último antes dos Jogos Paralímpicos, então, é um preparatório para Paris. Estou com uma expectativa muito boa e treinando muito para ter bons resultados, tanto no Rio de Janeiro como na França”, disse Alexandre, Galgani, que, aos 18 anos, mergulhou em uma piscina, bateu a cabeça no fundo e sofreu uma lesão na coluna, perdendo os movimentos do corpo.
“Vai ser a mina estreia em uma edição dos Jogos Paralímpicos. Eu costumo dizer que no tiro esportivo não há expectativas e, sim, a busca pelo tiro certo 60 vezes. É com esse pensamento que vou para o Circuito e para Paris”, definiu Bruno, que tem paralisia cerebral e os movimentos dos membros inferiores e superiores afetados, especialmente o lado direito do corpo.
Siga o canal Brasil Paralímpico no WhatsApp
No atual ciclo paralímpico, ao lado da catarinense Jéssica Michalack, eles conquistaram a medalha de bronze na prova R4 Carabina de Ar – 10 m – posição em pé SH2 no Mundial de Lima 2023. Esse foi o único pódio brasileiro na história da competição até o momento.
Jogos Paralímpicos de Paris 2024
Ao todo, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou 254 atletas com deficiência para a competição na capital francesa. Também foram convocados 17 atletas-guia (sendo 16 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo.
Antes, em edições fora do Brasil, a maior equipe nacional foi de 259 convocados para Tóquio 2020. O recorde de participantes brasileiros foi nos Jogos do Rio 2016, ocasião em que o Brasil sediou o megaevento e contou com 278 atletas com deficiência em todas as 22 modalidades já classificadas automaticamente.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de tiro esportivo podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de tiro esportivo
Datas: 27 e 28 de julho, a partir das 9h.
Local: Centro Militar de Tiro Esportivo,
Endereço: Avenida Brasil, nº 27.195, Vila Militar – Deodoro – Rio de Janeiro.
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)