O Meeting Paralímpico Loterias Caixa chega ao Recife neste sábado, 6, com provas de quatro modalidades. O evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), recebeu 281 inscrições de esportistas para as disputas de atletismo, natação, halterofilismo e tiro com arco. Entre os participantes, há medalhistas internacionais que voltam a competir em casa neste final de semana.
As provas serão realizadas em dois endereços. A Universidade Federal de Pernambuco receberá 201 participantes do atletismo e 19 do tiro com arco, enquanto o Parque e Centro Esportivo Santos Dumont será palco de disputas com 38 halterofilistas e 23 nadadores. Estes esportistas estarão divididos em provas de alto rendimento e Seletivas Regionais de três competições da Diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB: Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias e Paralimpíadas Militares.
Uma das esportistas que volta ao Recife para o evento é a baiana Samira Brito, 34, que treina no estado de Pernambuco junto à equipe APA-Petrolina. A atleta, medalhista de prata nos 200m para classe T36 (paralisia cerebral) dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago no final do ano passado, irá competir novamente nesta prova e também nos 100m.
“Meu objetivo é melhorar minhas marcas. Esta será uma das minhas primeiras provas do ano. Gosto muito de competir no Recife e costumo conseguir bons resultados. Agora é ajustar os detalhes para conseguir os centésimos que preciso. Minha meta neste ano é competir nos Jogos Paralímpicos de Paris e voltar de lá com uma medalha no peito”, disse Samira, que participa do Meeting do Recife todos os anos.
Em abril, Samira também disputará o Open Internacional Loterias Caixa de atletismo, dos dias 18 a 20, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Na competição, será possível buscar índices que a qualifiquem aos Jogos na capital francesa.
Outra atleta que disputará mais um Meeting em casa e testará seu desempenho antes do Open Internacional é a pernambucana Ana Cláudia Silva, 36. A atleta irá competir no salto em distância, prova na qual foi prata no Parapan de Santiago em 2023, e nos 100m da classe T42 (para atletas com deficiência em membros inferiores).
“Comecei o ano bem, igualando minha melhor marca do salto em distância, de 4,13m no Desafio CPB/CBAt [realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, no dia 3 de março]. Minha corrida ainda não encaixou tanto, mas espero usar o Meeting para melhorar nas duas provas”, afirmou a atleta, que já esteve presente em duas edições dos Jogos Paralímpicos (Rio 2016 e Tóquio 2020).
Para Ana Cláudia, o Meeting é um evento especial, por permitir aos atletas estarem perto de suas famílias. “Participo do Meeting desde o surgimento dele, quando o evento substituiu o Circuito Regional Loterias Caixa, em 2021. Ele mostra toda a força do Movimento Paralímpico. Esse rodízio de capitais [todas receberão o evento em 2024] possibilita que os atletas corram em casa, ao lado da torcida e da família, o que era impossível antes por causa dos custos com viagem”, disse Ana, que tem limitações nos movimentos da perna em razão de uma queda sofrida aos seis anos que levou à fratura do fêmur.
Outros atletas pernambucanos medalhistas internacionais confirmados no Meeting do Recife são o arremessador Sandro Varello, ouro no lançamento de dardo e bronze no arremesso de peso para a classe F55 (atletas que competem sentados) no Parapan de Santiago, e o halterofilista José Arimateia, prata na categoria até 97kg no evento continental do ano passado. Também estará presente o halterofilista paraibano Ailton Souza, ouro na categoria até 80kg no Parapan.
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa também terá uma etapa em Palmas (TO) neste sábado. Na capital do Tocantins, serão realizadas provas de atletismo, natação e tiro com arco.
Meeting Paralímpico em 2024
A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Aracaju (SE).
Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Recife podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço:
Meeting Paralímpico Loterias Caixa – Etapa de Recife
Data: 6 de abril, a partir das 8h
Atletismo e tiro com arco
Local: Universidade Federal de Pernambuco
Endereço: Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária- Recife
Natação e halterofilismo
Local: Parque e Centro Esportivo Santos Dumont
Endereço: Rua Almirante Nelson Fernandes, S/N, Boa Viagem – Recife
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br