Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Estreia do Meeting Paralímpico Loterias Caixa no MT tem sensação térmica de 42ºC e bicampeã do Parapan na natação

Ana Carolina Duarte, atleta do goalball, participou das provas de natação no Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Cuiabá | Foto: Alessandra Cabral/CPB

Nem o céu parcialmente nublado foi capaz de aplacar o calor que tomou conta da primeira edição de uma competição oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no estado de Mato Grosso. Neste sábado, 9, cerca de 120 atletas participaram da etapa de Cuiabá do Meeting Paralímpico Loterias Caixa.

A competição, promovida e organizada pelo Comitê Paralímpico, chegou ao Centro-Oeste na mesma data em que se realizou a etapa de Curitiba (PR) do Meeting Loterias Caixa. Nos dois finais de semana anteriores, a competição sentou praça em Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Porto Alegre (RS), e Florianópolis (SC).

“Desde 2022 nós planejamos trazer uma competição oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro para o estado de Mato Grosso, especialmente para a cidade de Cuiabá. Finalmente estamos aqui com o Meeting Paralímpico com um número representativo de atletas em competição e, com certeza, este evento fará com que no ano que vem, na próxima etapa que viermos a realizar na capital mato-grossense, mais atletas com deficiência se façam presentes”, celebrou o professor Ramon Pereira, diretor de desenvolvimento esportivo do Comitê Paralímpico Brasileiro, em entrevista à imprensa cuiabana. 

Atletismo, natação e bocha foram as modalidades inaugurais nas canchas, piscinas, pistas e campos cuiabanos. As duas primeiras foram realizadas no campus da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), enquanto que a bocha se passou no Ginásio Fiotão, no município vizinho de Várzea Grande. 

No momento em que Ana Carolina Duarte caiu na água da piscina da UFMT para nadar a primeira de suas quatro provas no Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Cuiabá, o termômetro marcava 34ºC, com sensação térmica de 42ºC. Carol, como é mais conhecida, é uma das mais laureadas atletas do goalball brasileiro: bicampeã dos Jogos Parapan-Americanos, em Toronto 2015 e Lima 2019, e medalhista de bronze em Santiago 2023. Aos 11 anos, Carol teve um tumor cerebral. Em decorrência da doença, perdeu parte da visão. Praticou natação quando estudou no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, mas foi no goalball que descobriu sua vocação esportiva.  

“A natação é um desafio muito grande para mim, porque é uma disputa contra mim mesma. Competir aqui em Cuiabá me traz um orgulho muito grande, pelo apoio que o estado fornece e pelo trabalho que o Centro de Referência Paralímpica de Várzea Grande entrega ao esporte paralímpico todos os dias à população”, explicou Carol, que escolheu a natação para os momentos em que não estiver em atividade pelo seu clube de goalball e nem a serviço da seleção brasileira de goalball.

Ela nadou quatro provas neste sábado e conquistou quatro medalhas de ouro. Seu tempo mais expressivo foi 1min29s00 nos 100m livre da classe S12, a mesma classe de sua xará, a pernambucana Carol Santiago, super campeã da natação paralímpica mundial, dona de três ouros paralímpicos em Tóquio. No ranking brasileiro de 2023, Carol Duarte estaria na sexta colocação, com Carol Santiago como líder incontestável com 58s81.

Meeting Paralímpico em 2024

Neste ano, o Meeting Paralímpico Loterias Caixa oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento).

Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.

O Meeting terá mais duas etapas no próximo final de semana, quando será realizado em Salvador (BA) e Campo Grande (MS).

Patrocínios

As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo


Assessoria de Comunicação Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery