Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Velocista formada no Centro de Referência de Goiânia leva 3 ouros no Meeting Paralímpico Loterias Caixa

Anna Júlia Rodrigues de Souza, da classe T11, durante competição no Meeting Paralímpico de Goiânia (GO) | Andressa Kallyl / CPB

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Goiânia (GO) realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) neste sábado, 23, foi especial para a jovem goiana Anna Júlia Rodrigues de Souza, 13. Ela venceu todas as provas que disputou pela classe T11 (para atletas com deficiência visual), faturando três ouros: nos 60m (10s60), nos 100m (17s37) e nos 200m (36s90). 

A competição recebeu 110 atletas, sendo 38 nas provas de natação — no Centro de Esporte e Lazer da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) — e 72 nas provas de atletismo, que aconteceram na Universidade Federal de Goiás. 

Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o esporte paralímpico em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005.

Fruto do Centro de Referência Paralímpico (CRP Núcleo Goiás), Anna Júlia nasceu cega devido a uma retinopatia e conheceu o esporte há dois anos por indicação do seu professor. Ela chegou a experimentar natação, mas foi no atletismo que se encontrou. Em 2022, em sua primeira competição, em Brasília, no Regional das Paralimpíadas Escolares, ela ganhou três medalhas, uma de ouro, nos 150m, e duas de prata, nos 60m e no salto em distância. No mesmo ano, ela competiu no Meeting Paralímpico em João Pessoa e recebeu o convite para participar do Camping Escolar do CPB.

“Eu fiquei muito feliz em conquistar as três medalhas hoje e senti que fui muito bem, principalmente nos 200m. Apesar da chuva forte, eu sei que fiz boa prova e vou baixar o meu tempo na próxima competição”, afirmou.

Os bons resultados não pararam e, no ano passado, nas Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, Anna Júlia ficou em primeiro lugar nas três provas que disputou: 60m, 150m e 800m. 

Nascida em Goiânia, ela tem como inspiração a medalhista paralímpica e mundial Lorena Spoladore, que também conheceu o esporte na capital goiana, onde morou para fazer tratamento de um glaucoma congênito. Treinada pelo ex-guia de Lorena, Guilherme Cardoso, Anna Júlia está empolgada com os resultados e deseja um futuro como a sua referência. 

“Eu adoro ir ao Camping Escolar. Lá, a gente treina sem parar e é isso que eu quero para o meu futuro. Quero treinar muito para chegar na Seleção Brasileira igual a Lorena”, disse.

O Camping Escolar é um projeto idealizado e realizado pelo CPB desde 2018, e tem como objetivo proporcionar a jovens atletas selecionados a partir das Paralimpíadas Escolares, com idade entre 12 e 17 anos, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento.

Na natação, outra revelação do Centro de Referência do CPB de Goiás chamou a atenção. Gabrielly Vitória, 15, da classe S8, conquistou quatro medalhas de ouro: nos 50m livre (38s24), nos 100m livre (1min34s36), nos 100m peito (2min38s97), e nos 400m livre (7min47s82).

Diagnosticada com paralisia cerebral aos três anos, Gabrielly foi orientada por médicos que trabalhavam em sua reabilitação a iniciar em algum esporte. Com os bons resultados, a jovem, que também integra o Camping Escolar de 2024, terminou a competição com a sensação de dever cumprido.

“O meu objetivo era me classificar para as Paralimpíadas Escolares e eu consegui. Agora, é seguir treinando, arrumar as malas para a segunda etapa do Camping e continuar conquistando bons resultados”, ressaltou a atleta.

Meeting Paralímpico
A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC)Porto Velho (RO)Curitiba (PR)Cuiabá (MT)Salvador (BA)Campo Grande (MS) e desembarca em Aracaju (SE) neste domingo.

Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas EscolaresParalimpíadas UniversitáriasParalimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passaram a abrigar disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa.
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery