Matéria atualizada às 22h59*
O atleta paraibano Cícero Nobre conquistou dois ouros no Meeting Paralímpico Loterias Caixa de João Pessoa, Paraíba, neste sábado, 13. A competição contou com 344 esportistas nas modalidades atletismo, natação, bocha, tiro com arco e tiro esportivo. Além de provas de alto rendimento, houve Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares, Universitárias, Militares e dos Intercentros.
Com exceção aos atiradores, que disputaram suas provas no Império Shot Club, todos os outros inscritos competiram na Vila Olímpica Parahyba. E foi no campo de atletismo do complexo esportivo que Cícero, da classe F57 (que competem sentados), subiu ao lugar mais alto do pódio em duas oportunidades: arremesso de peso (11,90m) e lançamento de dardo, sua principal prova, na qual ele registrou a marca de 48,17m – 1,70m abaixo dos 49,87m feitos no Parapan de Santiago, Chile, em novembro do ano passado. À ocasião, a marca lhe garantiu o ouro e o recorde das Américas. Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, o paraibano foi bronze com um lançamento de 48,93m. Neste sábado, em João Pessoa, ele ainda ficou com a prata no lançamento de disco (35,36m).
“Fiquei satisfeito com o meu resultado. Estamos no início da temporada e essa foi a minha segunda competição apenas em 2024. Tenho certeza de que no Mundial de Kobe [em maio, no Japão], vou conseguir marcas melhores“, disse o atleta, que tem má-formação congênita bilateral nos pés e representou a Uninassau, da Paraíba, neste sábado. Ele é um dos 50 atletas brasileiros convocados para o torneio na Ásia, que acontecerá de 17 a 25 do próximo mês.
Para Cícero, o Meeting Paralímpico Loterias Caixa de João Pessoa foi especial por ser em casa e em família. Sua esposa, Nathalia Almeida, que está grávida de três meses do primeiro filho do casal, Levi, compete, à tarde, nas mesmas três provas também na classe F57. “O médico me liberou e estou me sentindo bem fisicamente. É muito especial estar aqui na Paraíba, com o apoio da família e dos amigos. Quando o Levi nascer, vai se inspirar em nós e já vai fazer ‘muque’ logo cedo para mostrar a força”, afirmou Nathalia. “Daqui a dois, três anos, espero estar com o Levi na torcida, gritando o nosso nome do lado de fora do campo”, completou Cícero.
Inscrito na prova dos 400m, Petrúcio Ferreira, tricampeão mundial e bicampeão paralímpico nos 100m da classe T47 (deficiência nos membros superiores), sentiu um desconforto muscular e não correu neste sábado.
Na natação, que também ocorreu na Vila Olímpica, duas atletas da classe S14 (deficiência intelectual) se destacaram. Soaryelly da Costa, 23, do clube JR-SP, nadou os 100m peito em 1min39s57, enquanto Maria Cláudia da Cunha, 20, da Sadef-RN, completou os 100 costas em 1min30s35. Na bocha, Ícaro Barbosa, da classe BC4 (atletas que não recebem auxílio), foi medalha de ouro e garantiu novamente sua participação na Fase Nacional das Paralimpíadas Escolares, que acontecerá em novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Em 2023, ele ficou na quarta posição.
O evento na capital paraibana teve as presenças de Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Jonas Freire, diretor de Esportes de Alto Rendimento do CPB; e Lindolfo Pires, secretário da Juventude, do Esporte e Lazer do Estado da Paraíba.
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa voltará a ser disputado daqui a duas semanas, no dia 27 de abril, com as etapas de Natal (RN) e Vitória (ES).
Meeting Paralímpico em 2024
A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Aracaju (SE), Recife (PE) e Palmas (TO). Neste final de semana, sábado e domingo, também tem uma etapa em Belo Horizonte (MG).
Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.
Confira os catálogos virtuais da competição:
Atletismo
Bocha
Natação
Tiro com arco
Tiro Esportivo
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Cícero Nobre e Petrúcio Ferreira são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)