Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Expo Brasil Paralímpico: segundo dia traz importância do Movimento Paralímpico para um mundo mais inclusivo

Petrucio Ferreira e Rafael Girotto no podcast Além do Pódio | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Expo Brasil Paralímpico entrou em seu segundo dia, nesta quinta-feira, 21, em São Paulo, para trazer ao público momentos de reflexão e debate sobre a importância do Movimento Paralímpico no processo de inclusão das pessoas com deficiência, não somente no esporte, mas também na vida em sociedade.

EXPO BRASIL PARALÍMPICO: PRIMEIRO DIA MOSTRA COMO CPB MUDOU A LÓGICA DO DESENVOLVIMENTO DO PARADESPORTO

Realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com a 19ª Reatech, uma das feiras mais importantes da América Latina dedicadas à promoção da acessibilidade e da qualidade de vida das pessoas com deficiência, o evento apresenta o Movimento Paralímpico ao grande público e conscientiza sobre o esporte na vida das pessoas com deficiência.

Em mais um dia marcado por conteúdos, vivências, experimentações e interação com atletas e autoridades, o velocista paraibano Petrúcio Ferreira, considerado o atleta paralímpico mais rápido do mundo ao correr os 100m da classe T47 (deficiência nos membros superiores) em 10s29, em 2022, na capital paulista, falou sobre a relevância do Movimento Paralímpico para a sociedade.

“Mais do que formar campeões, fazer com que as pessoas se sintam incluídas e tenham oportunidades é transformador. Eu mesmo, lá no começo, achava que era diferente ou que não podia praticar esportes por não ter uma das mãos, e o esporte paralímpico me ajudou no autoconhecimento e a me reinventar, e a verdadeira transformação do Movimento é para a sociedade, e não apenas para o esporte”, disse Petrúcio, tricampeão paralímpico.

Para Alana Maldonado, judoca paulista bicampeã paralímpica, a alegria de chegar ao topo é indescritível, mas ver que crianças e jovens com deficiência hoje podem praticar esportes é o maior legado.

“É incrível saber que os meus resultados geram mudanças tão importantes. Quando eu era criança, nem sabia que podia praticar esportes mesmo tendo uma deficiência, então poderia ter começado até mais cedo. Hoje, na minha cidade, por exemplo, já existem escolinhas de judô para crianças com deficiência, e isso é fruto do trabalho de todo o Movimento Paralímpico, que mostra o quanto pessoas com deficiência, além de grandes atletas, podem ser capazes de desempenhar toda e qualquer função na sociedade”, afirmou a atleta natural de Tupã, no interior de São Paulo, após participação no podcast Além do Pódio, realizado diariamente em parceria com o UOL Esporte e transmitido no canal do YouTube do portal e do CPB.

Durante o podcast, Helder Maciel Araújo, presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), também falou sobre o legado do Movimento Paralímpico.

“Vamos trabalhar para que este próximo ciclo, durante nossa gestão, tenha ainda mais tecnologia, ciência e equipes multidisciplinares em busca de grandes resultados e de conquistas importantes para a inclusão das pessoas com deficiência, tanto no esporte quanto na sociedade”, disse o dirigente.

Além de todo o conteúdo, o evento também é palco do VII Congresso do Paradesporto Internacional, uma ação da Academia Paralímpica Brasileira (APB) do CPB para divulgar o conhecimento científico produzido nos diferentes contextos do esporte paralímpico e suas vertentes, com oportunidades para profissionais e estudantes trocarem suas experiências em treinamento, formação, avaliação, carreira do atleta, classificação esportiva, gestão, saúde e inovações tecnológicas no esporte paralímpico.

Vale ressaltar que o Expo Brasil Paralímpico segue até o sábado, 23, no espaço Expo São Paulo, e as inscrições são gratuitas.

Serviço

Expo Brasil Paralímpico + Reatech 2024 – Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação
Data: 20 a 23 de novembro
Horário: das 9h às 19h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Guarani São Paulo – SP
Credenciamento gratuito para o Expo Brasil Paralímpico: neste link
Mais informações: expobrasilparalimpico.com.br e congressoparadesportivo.cpb.org.br

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Compartilhar

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery