Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Meeting Paralímpico Loterias Caixa da PB tem teste de Petrúcio Ferreira nos 400m antes do Mundial de atletismo 

Petrúcio Ferreira celebra vitória no Mundial de Paris 2023, com chapéu na mão | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa de João Pessoa (PB) contará com 344 atletas de cinco modalidades neste sábado, 13, em dois endereços da capital paraibana. Haverá disputas de atletismo, bocha, natação, tiro com arco e tiro esportivo.

Com exceção aos 15 atiradores, que farão suas provas no Império Shot Club, todos os outros inscritos vão competir na Vila Olímpica Parahyba. O local receberá 255 participantes nas provas de atletismo, 33 nadadores, 18 jogadores de bocha e 23 arqueiros. 

Entre os atletas que estarão na Vila Olímpica, destaque para o velocista paraibano Petrúcio Ferreira, 27, da classe T47 (pessoas com deficiência nos membros superiores). Tricampeão do mundo, bicampeão paralímpico e recordista mundial nos 100m, o atleta não correrá a sua distância favorita em casa. Ele utilizará o Meeting para disputar os 400m pela primeira vez na atual temporada. 

A expectativa de Petrúcio e sua comissão técnica é que o atleta volte a competir os 400m, em um torneio internacional, no Mundial de atletismo de Kobe, Japão, que ocorrerá de 17 a 25 de maio. O paraibano também deve disputar a prova nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que acontecerão entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro. 

A última vez em que correu a distância com as cores do Brasil foi nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, oportunidade em que ficou com o bronze ao terminar a prova em 48s04 – o melhor tempo da sua vida até agora. 

“É muito bom iniciar a temporada dos 400m em casa. Não é a minha prova principal, mas quando entro na pista, eu me entrego ao máximo. Correr na Paraíba, na minha casa, é uma honra e um incentivo a mais. Aumenta a vontade de entregar o nosso melhor”, disse o velocista, que sofreu um acidente com uma máquina de moer capim aos dois anos e perdeu parte do braço esquerdo, abaixo do cotovelo. 

“Então, estou ansioso para este teste, para saber como estou nos 400m. Este ano é especial porque tem o Mundial e os Jogos Paralímpicos. São muitos os desafios”, completou Petrúcio, que representará o  Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, no Meeting. 

Meeting Paralímpico em 2024
A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC)Porto Velho (RO)Curitiba (PR)Cuiabá (MT)Salvador (BA)Campo Grande (MS)Goiânia (GO)Aracaju (SE)Recife (PE) e Palmas (TO). Neste final de semana, sábado e domingo, também haverá uma etapa em Belo Horizonte (MG). 

Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de João Pessoa podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço:
Meeting Paralímpico Loterias Caixa – Etapa de João Pessoa
Data:
13 de abril, a partir das 8h

Atletismo, natação, bocha e tiro com arco
Local:
Vila Olímpica Parahyba
Endereço: Rua Desportista Aurélio Rocha, S/N, Estados, João Pessoa/PB

Tiro esportivo
Local:
Império Shot Club
Endereço: Rua Rotariano Antônio Telino de Lacerda, 273, Portal do Sol – João Pessoa/PB

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Petrúcio Ferreira é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery