Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Potiguares celebram Meeting Paralímpico Loterias Caixa no RN com galinhada e batata doce

A atleta Thalita Simplício corre acompanhada pelo guia Felipe Veloso, em ação, no Meeting Paralímpico Loterias Caixa no RN | Foto: William Fechine/CPB

A etapa natalense do Meeting Paralímpico Loterias Caixa contou com a presença de 248 atletas do Rio Grande do Norte e outros três estados da Região (CE, PB e PE) no atletismo, no halterofilismo e na natação, na manhã deste sábado. Dentre os quais, alguns dos mais laureados e experimentados competidores do estado anfitrião, como Thalita Simplício, dona de três medalhas em Jogos Paralímpicos e bicampeã mundial nos 400m, e Maria Clara Augusto, prata nos 400m nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e bronze nos 400m no Mundial Paris 2023, no atletismo, e Maria Rizonaide, e João Maria França, no halterofilismo. 

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu 153 participantes nas provas de atletismo e 33 halterofilistas, enquanto a piscina do Sesi Clube Natal foi o palco para 55 nadadores.

“Competir com os amigos próximos é muito bom; até encontrei uma atleta jovem que me disse que eu sou a inspiração para ela. Fico muito feliz”, comentou Maria Clara, a Clarinha, da APARN. “Estou só esperando o fim das provas para poder comer uma galinhada com batata doce e farofa, que a mãe de uma colega trouxe para nós”, emendou a potiguar da classe T47 (má formação congênita no braço esquerdo), de 19 anos. “Se não fosse aqui, em nenhum outro lugar eu comeria isso”, completou. 

Sua companheira de treinamento e de equipe, Thalita Simplício, não acompanhou Clarinha nesta refeição. “Prefiro o sanduíche natural que eu trouxe hoje”, disse, entre risadas.

Familiares dos atletas formaram torcida ao largo da pista de atletismo para apoiar os competidores. Alguns levaram até sombrinha para os 32ºC que abrasaram a manhã natalense após rápida chuva na primeira hora de evento. 

“É maravilhoso competir em casa, gostaria que tivesse mais vezes aqui em Natal, porque é uma forma de as pessoas conhecerem cada vez mais sobre o movimento paralímpico brasileiro”, comemorou Thalita Simplício, da classe T11 (para atletas cegas ou com visão residual). Desde 2021, quando o Comitê Paralímpico Brasileiro passou a promover os Meetings Paralímpicos Loterias Caixa pelo Brasil, esta é a terceira vez que Natal sedia o evento. 

A dupla correu os 100m e os 200m. Clarinha correu os 100m em 13s93 e os 200m a 28s35; já Thalita cumpriu os 100m com 12s66 e os 200m em 26s26, acompanhada do guia e também treinador Felipe Veloso. As marcas de Thalita seriam terceira e quarta melhores do ano, respectivamente, se os resultados do Meeting tivessem efeito para o ranking internacional – o que não é o caso.

Esses foram os dois últimos tiros de Clarinha e Thalita em competição antes do Campeonato Mundial de Atletismo, em Kobe, no Japão, a partir de 17 de maio. Em aproximadamente 10 dias, elas embarcam para o evento, que também vale vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, em agosto. 

Outros dois medalhistas paralímpicos competiram no atletismo da etapa de Natal do Meeting Loterias. Nos 400m da classe T20, o paulista Daniel Martins (Amei/SP), ouro nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, concluiu a distância em 50s36. Seu melhor tempo na temporada 2024 é 49s20, obtido em 16 de março, na primeira fase nacional do Circuito Loterias Caixa, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Já no lançamento de dardo da classe F57 (atletas que competem sentados), o paraibano Cícero Nobre, bronze nos Jogos de Tóquio 2020, da Apace (PB), lançou 48,50m, o que seria a terceira melhor marca do mundo na atual temporada. 

Já no halterofilismo, os donos da casa também garantiram suas medalhas de ouro. Na categoria até 50 quilos feminino, Maria Rizonaide (SADEF-RN) suportou a barra a 99 quilos na segunda tentativa e foi a campeã. João Maria França (SADEF-RN) garantiu o título da etapa na categoria até 59 quilos, com 175 quilos na barra na segunda tentativa.

Meeting Paralímpico em 2024

Além de Natal, Vitória, Espírito Santo, também recebeu o Meeting Paralímpico Loterias Caixa na manhã deste sábado. A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em  Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC)Porto Velho (RO)Curitiba (PR)Cuiabá (MT)Salvador (BA)Campo Grande (MS)Goiânia (GO)Aracaju (SE)Recife (PE)Palmas (TO)Belo Horizonte (MG) e João Pessoa (PB)

Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas EscolaresParalimpíadas UniversitáriasParalimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.

As próximas etapas do Meeting serão no dia 11 de maio, simultaneamente em Fortaleza e Rio de Janeiro.

Patrocínios

As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível

As atletas Maria Clara Augusto e Thalita Simplício são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery