Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Meeting Paralímpico Loterias Caixa do PI registra primeiros ouros de jovens com deficiência intelectual em casa

Aline Rakelly da Silva arremessa peso durante o Meeting de Teresina | Foto: Thaís Dias/CPB

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Teresina marcou a estreia de competições do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no Piauí. O evento recebeu 99 esportistas na pista e no campo da UFPI neste sábado, 18, dos quais 81 são sub-23.

Destes jovens, 76 têm deficiência intelectual, como são os casos dos piauienses Aline Rakelly da Silva e Davi Oliveira, ambos de 16 anos. Nascida em Teresina e moradora de União, cidade a 65 km da capital, Aline disputou três provas válidas pelas Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares nesta manhã e conquistou medalhas de ouro em todas. No arremesso de peso da classe F20 (para atletas com deficiência intelectual), ela atingiu a marca de 5,97m. Já no salto em distância T20, registrou 3,30m. Por fim, nos 400m T20, ela terminou a distância em 1min33s74. 

“O Meeting foi uma experiência inesquecível. Não só pelos resultados, mas pela oportunidade de conhecer pessoas legais. O que mais me deixou alegre foi ver o sorriso nos rostos de cada um dos presentes na competição. E não é uma demonstração de carinho por chegar em primeiro, segundo ou terceiro. É pelo simples fato de estarmos aqui, participando de um evento tão lindo como esse. Esporte é vida”, comentou Aline.

Davi também esteve envolvido em três disputas, nas quais subiu ao lugar mais alto do pódio em duas. No arremesso de peso, ele fez a marca de 6,47m. Nos 400m, registrou o tempo de 1min00s81. Já no salto em distância, ele ficou com a prata (4,31m). “É uma felicidade poder competir no meu Estado e sentir o apoio de pessoas próximas”, avaliou o jovem, que teve a companhia dos seus irmãos mais novos no Meeting. Daniel e Gabriel Oliveira também competiram nesta manhã. No arremesso de peso, ficaram em oitavo e 15º lugares, respectivamente.

Outro destaque do evento em Teresina foi a pernambucana Évelyn Carolinne Ferreira, 17, da classe T37 (paralisados cerebrais). Ela correu os 100m em 16s86 e registrou o melhor tempo pessoal da temporada em seu quarto Meeting do ano. Antes, ela havia participado das etapas de Recife (PE), Aracaju (SE) e João Pessoa (PB). A competição volta no próximo sábado, 25, em São Luís (MA) e Manaus (AM). 

Meeting Paralímpico em 2024
A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Aracaju (SE), Recife (PE), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Natal (RN), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE). Neste sábado, também houve uma etapa em Boa Vista (RR). 

Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery