O Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024 será realizado neste sábado, 25, em São Luís (MA) e trará 78 atletas com deficiência para competir em provas de atletismo e bocha na Universidade Federal do Maranhão. Esta será a primeira competição realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no Estado.
Na capital maranhense, as provas serão Seletivas estaduais de competições voltadas a atletas em desenvolvimento: Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias e Intercentros (disputas entre alunos dos Centros de Referência do CPB, com idade de 7 a 10 anos). As provas de pista e campo receberão 60 competidores, enquanto as canchas de bocha contarão com 18 atletas.
Uma das atletas que irá buscar a medalha de ouro nas partidas de bocha será a maranhense Pamela Rakelly da Silva, 15. A atleta chega à competição em casa após ganhar a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Jovens, para atletas com até 21 anos, disputado em abril, em Curitiba (PR).
Na classe BC2 (atletas que não recebem assistência). Em 2023, a maranhense obteve o título da regional de Belém (PA) das Paralimpíadas Escolares e a medalha de bronze na etapa nacional da mesma competição.
As conquistas da atleta já chamaram atenção da comissão técnica da Seleção Brasileira de jovens. Em maio, dos dias 6 a 11, Pamela esteve no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para sua primeira semana de treinamento com o grupo.
Mãe de Pamela, Maria Nazaré da Silva destacou que o esporte passou a fazer parte da rotina da jovem há um ano, por convite de um treinador, e provocou uma grande transformação na vida da atleta, que tem paralisia cerebral. “Ela saiu de dentro do quarto. Antes, era da escola para a cama, não tinha vontade de fazer nada. Agora, quando tem um evento, ela é a primeira a se arrumar para sair. Já nos preparando para tirar o passaporte e a imagino subindo em muitos pódios”, disse.
A jovem afirmou que se sente realizada com seu desenvolvimento no esporte. “Eu estou muito feliz de competir em casa e quero ganhar mais uma vez. Essa competição é muito importante para eu poder viajar novamente e competir em São Paulo”, celebrou.
Pamela tem entre suas referências Maciel Santos, campeão paralímpico de Londres 2012 e também da classe BC2. Ela teve oportunidade de conhecê-lo no CT Paralímpico. “O Maciel foi muito gentil com ela. Disse que é uma atleta muito concentrada e que presta atenção em todas as orientações do treinador, o que é muito importante”, lembrou a mãe.
Gabriel Leal, treinador da Associação Maranhense de Bocha (AMAB) e técnico da atleta, contou ter visto Pamela e a mãe em um parque e apresentado o esporte para elas. “A Pamela se apaixonou pela modalidade. A evolução dela como atleta está muito boa. Ela é motivo de orgulho para nós, por seu desenvolvimento na modalidade e também como pessoa. Está sendo maravilhoso fazer parte desta história”, disse o treinador.
Neste sábado, também haverá uma etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa em Manaus (AM), com disputas em três modalidades: atletismo, natação e halterofilismo.
Meeting Paralímpico em 2024
A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Aracaju (SE), Recife (PE), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Natal (RN), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Boa Vista (RR) e Teresina (PI).
Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de São Luís podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Meeting Paralímpico Loterias Caixa – Etapa de São Luís
Data: 25 de maio, a partir das 8h
Local: Universidade Federal do Maranhão
Endereço: Av. dos Portugueses, 1966, Vila Bacanga, – São LuísPatrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)