Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Meeting Paralímpico Loterias Caixa do DF recebe velocista que bateu recorde após uma década fora do atletismo

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Brasília (DF), organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), receberá 344 atletas de cinco modalidades, neste sábado, 15, em três endereços da capital federal.

O Centro Integrado de Educação Física (Cief) vai receber 199 competidores do atletismo, 33 do halterofilismo e 24 da bocha. Além disso, o Clube do Exército terá provas com 66 nadadores e a Federação de Tiro com Arco do Distrito Federal sediará disputas com 22 arqueiros.

O Distrito Federal terá tanto provas para o alto rendimento como também disputas para atletas em desenvolvimento, com Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos do projeto Centros de Referência do CPB, com idade de 7 a 10 anos).

Um dos inscritos na competição é o velocista brasiliense Diego Lima Costa, que completará 29 anos no próximo dia 28 de junho. O atleta nasceu com paralisia cerebral, devido à falta de oxigenação na hora do parto, e começou no atletismo em 2008. No ano seguinte, disputou a primeira edição das Paralimpíadas Escolares sob essa alcunha – antes, o evento era denominado Paralímpicos do Futuro. 

No entanto, Diego mudou de classe e saiu da modalidade em 2012. Experimentou novos esportes, como vôlei sentado, tênis em cadeira de rodas e basquete em cadeira de rodas. Voltou ao atletismo apenas em 2022, na classe T34 (paralisados cerebrais que competem em cadeira de rodas), após dez anos longe da rotina diária das pistas. 

Já em 2024, na 2ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa, disputada no último final de semana, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, ele quebrou o recorde brasileiro nos 400m, com o tempo de 57s84. A marca anterior pertencia a Ricardo Serpa de Souza, que finalizou a distância em 57s93, no dia 1º de fevereiro de 2020, coincidentemente, em Brasília.

Aluno do Centro de Referência do CPB em Brasília, projeto que promove modalidades paralímpicas desde a base até o alto rendimento em todas as regiões do país, Diego treina três vezes por semana na Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe), clube que irá representar no Meeting.

“Competir em casa é muito especial. Estou com uma expectativa muito grande para fazer novas marcas nas provas que vou participar”, afirmou o atleta, que disputará os 100m e os 400m. 

Além de integrar o Centro de Referência, Diego também faz parte de outro programa do CPB, o Atleta Cidadão, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento pessoal e profissional do atleta paralímpico em todas as fases da carreira (iniciação, alto rendimento e pós-carreira), por meio de cursos, palestras, workshops, formação educacional e orientação profissional. 

“Queria destacar que o esporte paralímpico me deu oportunidades de crescimento e  desenvolvimento. Não só como esportista, mas como pessoal e profissional. Hoje, sou formado em Gestão de Recursos Humanos. E estou na segunda graduação, cursando Educação Física, graças ao Atleta Cidadão”, finalizou o velocista. 

Meeting Paralímpico em 2024
A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Aracaju (SE), Recife (PE), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Natal (RN), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Boa Vista (RR), Teresina (PI), São Luís (MA), Manaus (AM), Macapá (AP) e Belém (PA).  Além disso, haverá uma etapa em Pilar, Alagoas, neste sábado, 15.

Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Brasília podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Meeting Paralímpico Loterias Caixa – Etapa de Brasília
Data:
15 de junho, a partir das 8h
Atletismo, bocha e halterofilismo
Local:
 Centro Integrado de Educação Física (CIEF)
Endereço: SGAS I SGAS 907 – Asa Sul, Brasília (DF)

Natação
Local: 
Clube do Exército – Sede Setor Militar Urbano (SMU)
Endereço: St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 Conjunto 23, Asa Sul – Brasília (DF)

Tiro com arco
Local:
 Federação de Tiro com Arco do Distrito Federal (Fetarco)
Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Conjunto 23, Asa Sul – Brasília (DF)

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery