Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Macapá terá Wanna Brito em casa após ouros no Mundial

Wanna Brito comemora medalha de ouro no arremesso de peso durante Mundial de Kobe | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Macapá (AP) acontece neste sábado, 8, e vai reunir 91 esportistas para provas de atletismo no Estádio Estadual Milton de Souza Corrêa, o Zerão. A competição, que reunirá atletas de alto rendimento e participantes das Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares e das Paralimpíadas Universitárias, marca a primeira disputa de Wanna Brito em sua cidade natal após ela se sagrar campeã em duas provas no Mundial da modalidade, que aconteceu em maio em Kobe, no Japão.

A amapaense foi a primeira colocada na competição mundial nas provas do arremesso de peso e no lançamento de club, ambos para a classe F32 (paralisia cerebral), com as marcas de 7,74m e 26,66m, respectivamente.

A boa fase da atleta, que teve diagnosticada paralisia cerebral no momento do parto, também já rendeu a ela um recorde mundial no arremesso de peso, 7,85m atingidos em março, na Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

A campeã mundial contou que o Meeting é uma competição especial para ela, devido à projeção nacional que conseguiu na etapa de Macapá em 2022. Na ocasião, Wanna bateu dois recordes brasileiros, no arremesso de peso (5,99m) e no lançamento de disco (11,84m), sendo que esta última não faz parte do programa dos Jogos Paralímpicos na classe de Wanna.

“Participar do Meeting Macapá, em minha cidade, é muito importante. Participar de um evento que marcou um novo momento para mim é muito especial. A partir dali, tudo começou a fluir. É muito gratificante e muito lindo”, disse a amapaense.

Ela também destacou o papel do Meeting para fomentar o esporte paralímpico. “É muito legal que haja este evento na capital do Amapá, porque, assim como eu fui descoberta, novos talentos podem aparecer e eu creio que eles virão”, completou.

Após se tornar campeã mundial, Wanna tem como objetivo se destacar nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. “Voltar do Mundial com os dois ouros foi extremamente gratificante. Mostra que todo o meu esforço e o empenho da minha equipe estão dando certo. Foi um episódio histórico para mim, para minha cidade e para o Brasil. Podemos conseguir ainda mais. O foco agora é Paris. Não será fácil, mas quero fazer ainda mais história”, afirmou a atleta. A convocação oficial para os Jogos será realizada de maneira fraccionada a partir das próximas semanas.

A trajetória de Wanna é inspiração para outros esportistas amapaenses que vão competir no Meeting. Ana Paula Moura, 15, campeã brasileira sub-17 no arremesso de peso e nos lançamentos de dardo e disco, afirmou ter nela sua principal referência no esporte. “Ela tem uma história muito linda, eu me identifico muito com ela. É uma pessoa alegre e muito, muito forte. Espero um dia viajar junto com a Wanna para competir”, afirmou a jovem, que tem mielomelingocele, uma má-formação na medula espinhal, e disputa suas provas na classe F57 (atletas que competem sentados).

Meeting Paralímpico em 2024

A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Aracaju (SE), Recife (PE), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Natal (RN), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Boa Vista (RR), Teresina (PI), São Luís (MA) e Manaus (AM). Neste sábado, 8, será realizada uma etapa de Belém (PA).

Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades. Imprensa Os profissionais de

Imprensa
Interessados em cobrir a etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Macapá podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço

Meeting Paralímpico Loterias Caixa – Etapa de Macapá

Data: 8 de junho, a partir das 8h

Local: Estádio Estadual Milton de Souza Corrêa

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 

A atleta Wanna Brito é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

ndereço: Rua do Estádio Zerão, Jardim Marco Zero – Macapá

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivoAssessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery