Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Boa Vista recebe medalhista paralímpico refugiado da Venezuela

Aníbal Bello durante treinamento em Boa Vista | Foto: Divulgação/

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), chega a Boa Vista, Roraima, neste sábado, 18, com 105 atletas em disputas de três modalidades na Vila Olímpica Roberto Marinho: atletismo, natação e tiro com arco.

A etapa roraimense da competição reunirá 66 competidores nas provas de pista e campo do atletismo, 28 nadadores e 11 arqueiros. Entre os inscritos está o venezuelano Aníbal Bello, 55, refugiado que treina atletismo em um dos Centros de Referência de Boa Vista do CPB. 

Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do Comitê, elaborado em 2017 e revisitado em 2021. O objetivo do projeto é aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.

Medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004 no revezamento 4x100m das classes T11 a T13 (para pessoas com deficiência visual), Aníbal também disputa provas de campo. Há 20 anos, na Grécia, ele ainda competiu no lançamento de dardo e no arremesso de peso da classe F11. Terminou na quinta e sexta colocações, respectivamente. 

No currículo, o venezuelano tem mais uma participação em Jogos Paralímpicos, na edição de Londres 2012, oportunidade em que ficou em 12º lugar no arremesso de peso. Também foi bronze no Mundial de Assen, Holanda, em 2006, no lançamento de dardo. Sua última grande competição internacional foi o Parapan de Lima, Peru, em 2019. À ocasião, terminou a disputa do arremesso de peso na quarta posição, com a marca de 10,45m. 

Atualmente, Aníbal mora em um abrigo em Boa Vista e é um dos imigrantes venezuelanos atendidos pela Operação Acolhida, do Governo Federal brasileiro. Começou a treinar em um dos Centros de Referência da capital roraimense neste ano. No Meeting, ele disputará o arremesso de peso e o lançamento de disco. 

“Eu me sinto muito bem no Brasil, com o apoio das pessoas do abrigo e do Centro de Referência do CPB. Fisicamente, também me encontro pronto para alcançar resultados satisfatórios. Estou há um tempo fora das competições e tenho as melhores expectativas possíveis para o Meeting”, disse Aníbal. 

Vinícius Denardin, coordenador do Centro de Referência de Boa Vista, afirmou que tem sido uma experiência ímpar receber o atleta venezuelano no projeto. “A vivência de alto rendimento em nível internacional que o Aníbal tem passado para os nossos alunos é de extrema importância. Tanto brasileiros como venezuelanos têm se desenvolvido com os ensinamentos dele. Estamos na expectativa que ele consiga boas marcas no Meeting e retome o caminho que o levou a ser destaque nos principais eventos paralímpicos do mundo”, avaliou. 

Além de venezuelanos, o Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Boa Vista também receberá atletas oriundos de comunidades indígenas de Roraima, como é o caso de Carlos Elielson da Silva, 16, da cidade de Cantá, cerca de 40 km da capital do Estado. Ele será o primeiro atleta com deficiência da Terra Indígena Tabalascada a participar de uma competição oficial. O jovem também é do atletismo e disputará as provas dos 100m, do salto em distância e arremesso de peso das classes T/F38 (paralisados cerebrais). 

Meeting Paralímpico em 2024
A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC)Porto Velho (RO)Curitiba (PR)Cuiabá (MT)Salvador (BA)Campo Grande (MS)Goiânia (GO)Aracaju (SE)Recife (PE)Palmas (TO)Belo Horizonte (MG)João Pessoa (PB)Natal (RN)Vitória (ES)Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE). Neste sábado, ainda haverá uma etapa em Teresina (PI). 

Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas EscolaresParalimpíadas UniversitáriasParalimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Boa Vista  podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local. 

Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Boa Vista
Data:
18 de maio, a partir das 8h
Local: Vila Olímpica Roberto Marinho
Endereço: Av. Raimundo Rodrigues Coelho, 80, Jardim Olímpico – Boa Vista

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery