Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024 deixa legado de mais de 1,6 mil novos atletas no país

Jovem atleta passa por classificação esportiva | Foto: Alessandra Cabral/CPB

Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), chegou ao fim neste sábado, 22, em São Paulo. Com a etapa paulista, o evento completou seu ciclo na temporada ao passar pelas 27 unidades federativas do país em 14 finais de semana.

Além de realizar provas em todo o Brasil, o Meeting teve outra novidade neste ano. A competição, que antes era apenas de alto rendimento e recebia somente provas de atletismo, natação e halterofilismo, reuniu Seletivas Estaduais das Paralimpíadas EscolaresParalimpíadas UniversitáriasParalimpíadas Militares e dos Intercentros (entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, passou a ter mais três modalidades em seu programa: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

CONFIRA OS RESULTADOS DE TODAS AS ETAPAS DO MEETING 2024

Foram 6.415 atletas ao todo, sendo 3.124 de alto rendimento, 2.190 das Escolares, 431 do Programa Universitário, 413 do Programa Militar e 257 dos Intercentros.  Destes, 1.637 estrearam em uma competição paralímpica e passaram pela primeira primeira vez por uma classificação esportiva, que é uma forma de categorização específica do Movimento Paralímpico.

Ela determina quais atletas são elegíveis para disputas paralímpicas e como eles são agrupados para a competição. Cada modalidade tem o seu próprio sistema de classificação, que é pautado de acordo com o impacto da deficiência na ação da modalidade específica.

“Tem uma expressão que existe há muito tempo, mas continua atual. Um sonho que sonha só é só um sonho, mas quando se sonha junto é realidade. E o CPB sonhou em mudar a lógica do desenvolvimento do esporte paralímpico do país. Mudança que romperia um paradigma, segundo o qual o atleta vinha até o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para competir. E, a partir deste ano, concretizamos este grande sonho, estando presente nas 27 unidades federativas brasileiras, indo do Oiapoque ao Chuí”, afirmou Mizael Conrado, bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008) e presidente do CPB.

Uma das estreantes no Movimento Paralímpico durante a temporada do Meeting 2024 foi Beatriz Carvalho de Souza, 12, da cidade de Coqueiro Seco, a cerca de 20 quilômetros de Maceió (AL).

A jovem conquistou dois ouros na etapa de Pilar (AL). Subiu ao lugar mais alto do pódio nos 60m da classe T38, com o tempo de 12s98, e no arremesso de pelota para a classe F38, com 11,75m. Ambas as classes são para atletas com paralisia cerebral.

Apaixonada por futebol, esporte que pratica com frequência ao lado de meninos, Beatriz decidiu competir no Meeting Paralímpico Loterias Caixa após representantes do Centro de Referência do CPB visitarem sua escola. Eles convidaram alunos com deficiência para participar da competição.

“Eu estava nervosa, achei que alguém poderia correr mais do que eu. Mas consegui a medalha de ouro e gostei. Fiquei emocionada, nunca tinha recebido uma medalha. Descobri que posso correr bem. Agora, quero continuar e competir mais”, afirmou.

A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). Posteriormente, o evento passou por Florianópolis (SC)Porto Velho (RO)Curitiba (PR)Cuiabá (MT)Salvador (BA)Campo Grande (MS)Goiânia (GO)Aracaju (SE)Recife (PE)Palmas (TO)Belo Horizonte (MG)João Pessoa (PB)Natal (RN)Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ)Fortaleza (CE)Boa Vista (RR)Teresina (PI)São Luís (MA)Manaus (AM)Macapá (AP), Belém (PA), Pilar (AL), Brasília (DF) e São Paulo (SP). Dentre as 27 sedes, a capital paulista foi a que mais teve atletas: 980 em três dias de disputas.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery