Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Jovens testam estratégias dos Centros de Referência do CPB no Meeting Paralímpico Loterias Caixa do CE

Vinicius Lessa, ao centro, exibe suas medalhas na Fase Regional da Escolares, junto à bandeira do Ceará | Foto: Arquivo pessoal

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Fortaleza, Ceará, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reunirá 284 atletas de alto rendimento e desenvolvimento neste sábado, 11, em quatro endereços da capital cearense. A competição contará com provas de atletismo, natação, bocha, tiro esportivo e tiro com arco.

A Universidade de Fortaleza terá 157 competidores do atletismo; o Centro de Formação Olímpica concentrará 95 nadadores e seis jogadores de bocha; a Sede Campestre do Clube de Tiro Gun House contará com 16 atiradores e o Círculo Militar de Fortaleza será palco de disputas de 10 arqueiros. 

Entre os inscritos para o Meeting Paralímpico Loterias Caixa deste sábado estão jovens que já se destacaram em competições de base e integram os Centros de Referência do CPB de Fortaleza e Maranguape, cidade a 26 km da capital cearense. 

Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021. O objetivo do projeto é aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.

A nadadora Jennifer Almeida, 17, da classe S14 (deficiência intelectual), utiliza a estrutura de um dos Centros de Referência de Fortaleza, o Centro de Formação Olímpica, aos sábados, e está na transição para o alto rendimento. Para ela, o Meeting “em casa” irá colocar à prova sua rotina de treinamento.

“Estou muito feliz porque vou competir na minha cidade, no meu estado, onde o sol nasce para todos. Treinei bastante para dar o melhor de mim na piscina”, afirmou a nadadora, que começou no esporte aos 7 anos e representará a UNIASSELVI, onde cursa fisioterapia. Na Fase Nacional das Paralimpíadas Escolares 2023, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, Jennifer foi prata nos 100m peito, sua principal prova, e estabeleceu o oitavo melhor tempo adulto da temporada no Brasil – 1min36s80. 

Outro jovem que fará do Meeting um teste para avaliar seus treinos é Vinicius Lessa, 15, da classe F11 (deficiência visual). No paradesporto desde os 12 anos, ele treina duas vezes por semana no Centro de Referência de Maranguape e a rotina já tem dado resultado. Na Fase Nacional das Paralimpíadas Escolares do ano passado, ele fez o lançamento de dardo em 6,48m, o que lhe garantiu a medalha de ouro à ocasião. Já na Fase Regional, em Belém, Vinicius registrou o recorde escolar brasileiro, com a marca de 7,23m. 

“Estou um pouco ansioso, porque quero muito a medalha de ouro, aqui, no meu estado. Mas, por outro lado, fico feliz de competir perto de casa”, avaliou o jovem, que tem uma deficiência visual congênita. “Ele é um atleta muito assíduo e interessado. Sempre pergunta se está bem. Tem todo o apoio da família. A mãe está presente nos treinos. Nós acreditamos muito no potencial dele”, completou Fafá Andrade, professora do Centro de Referência de Maranguape e técnica do lançador. 

Meeting Paralímpico em 2024
A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Aracaju (SE), Recife (PE), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Natal (RN) e Vitória (ES). Neste sábado, também haverá uma etapa no Rio de Janeiro (RJ). 

Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Fortaleza podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Fortaleza
Data:
 11 de maio, a partir das 8h

Atletismo
Local: 
Universidade de Fortaleza
Endereço: Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz, Fortaleza – CE

Natação e bocha
Local:
 Centro de Formação Olímpica
Endereço: Av. Alberto Craveiro, Castelão – Fortaleza

Tiro esportivo
Local: 
Sede Campestre do Clube de Tiro Gun House
Endereço: Quarto Anel Viário, Ancuri – Pacatuba

Tiro com arco
Local:
 Círculo Militar de Fortaleza
Endereço: Rua Canuto de Aguiar, 425, Meireles- Fortaleza

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery