Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Jovem migra do rio para piscina e se mantém na elite nacional no Meeting Paralímpico Loterias Caixa do PA

Nadador Carlos Henrique Campos cumprimenta amigo no Meeting de Belém | Foto: Laís Teixeira/CPB

O nadador paraense Carlos Henrique Campos, 17, completou os 100m livre da classe S14 (deficiência intelectual) em 1min12s71, no Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Belém, Pará, neste sábado, 8.

A competição na capital paraense reuniu 27 nadadores e 17 jogadores de bocha na Tuna Luso, além de 88 esportistas do atletismo no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), totalizando 132 participantes.

Carlos mora em uma comunidade ribeirinha na cidade de Barcarena, cerca de uma hora de Belém. E foi no Rio Pará, à beira da sua casa, que começou a nadar. Há dois anos, passou a treinar em uma piscina por meio do projeto paralímpico do município, sob os comandos do técnico Adriano Gomes.

Os resultados não demoraram para aparecer. Já no ano passado, participou da Fase Nacional das Paralimpíadas Escolares, oportunidade em que terminou os 100m livre em 1min11s03 – tempo melhor que o deste sábado e que o colocou entre os 40 melhores brasileiros da prova em 2023 em uma classe que o Brasil tem nadadores com grandes conquistas internacionais, a exemplo do campeão paralímpico e mundial Gabriel Bandeira.

“Estou muito feliz por nadar no meu Estado e poder representar o Pará novamente na Fase Nacional das Escolares”, disse o jovem, que conquistou cinco ouros no Meeting de Belém. Com isso, está apto para voltar ao Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e compor a delegação paraense nas Paralimpíadas Escolares no fim deste ano. Além dos 100m livre, Carlos nadou os 100m costas (1min43s76), 100m borboleta (1min44s82), 200m medley (3min43s81) e os 100m peito (2min02s69). 

Para Adriano Gomes, a natação tem mudado a vida do seu jovem aluno muito além das raias. “Ele tem se concentrado mais nas suas atividades por causa do esporte e se socializado com outros nadadores”, explicou o treinador. 

No atletismo, o destaque foi Pedro Henrique Corrêa, 16, que lançou o disco em 12,26m. A marca é 20 centímetros menor do que o recorde escolar do próprio atleta da classe F12 (baixa visão). Nas Paralimpíadas Escolares 2023, ele atingiu a distância de 12,46m em São Paulo. 

Meeting Paralímpico em 2024
A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC)Porto Velho (RO)Curitiba (PR)Cuiabá (MT)Salvador (BA)Campo Grande (MS)Goiânia (GO)Aracaju (SE)Recife (PE)Palmas (TO)Belo Horizonte (MG)João Pessoa (PB)Natal (RN)Vitória (ES)Rio de Janeiro (RJ)Fortaleza (CE)Boa Vista (RR)Teresina (PI)São Luís (MA) e Manaus (AM).

Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas EscolaresParalimpíadas UniversitáriasParalimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades. 

Confira o Catálogo Virtual da competição

Atletismo

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery