O Meeting Paralímpico Loterias Caixa chega a Manaus, Amazonas, pela segunda vez na história, neste sábado, 25, com 145 atletas de três modalidades. Os 95 competidores do atletismo e 25 da natação disputarão suas provas na Vila Olímpica, enquanto os 25 halterofilistas estarão na Universidade Federal do Amazonas.
O evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), receberá tanto atletas de alto rendimento como de desenvolvimento. Entre aqueles que estão na transição da base para o profissional está o nadador manauara Marcelo Rebelo, 17, campeão nos 100m livre, da classe S5 (limitação físico-motora), na Fase Nacional das Paralimpíadas Escolares 2023.
À oportunidade, no último dia 30 de novembro, o amazonense fez a prova no tempo de 1min58s61, abaixo dos 2min10s77 registrados no primeiro Meeting de Manaus, realizado no dia 22 de julho do ano passado. Ou seja, em menos de cinco meses, o manauara reduziu em mais de 12s a sua marca nos 100m livre.
Marcelo tem artrogripose múltipla congênita, condição que limita seus movimentos. Aos 14 anos, conheceu o Movimento Paralímpico. Sua primeira modalidade foi o halterofilismo, mas se encantou mesmo pela natação. Atualmente, ele integra um dos Centros de Referência do CPB, em Manaus, onde treina duas vezes por semana.
Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do Comitê Paralímpico Brasileiro, elaborado em 2017 e revisitado em 2021. O objetivo do projeto é aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.
“Os médicos nos disseram que ele teria poucos anos de vida. Foi uma surpresa para nós, mas decidimos que faríamos de tudo para que sua deficiência não o impedisse de realizar os seus sonhos. O esporte foi muito importante neste sentido. Ele ama nadar e conhecer pessoas novas por meio da natação. Já decidiu que quer fazer isso para o resto da vida”, relatou Gilmara Rebelo, mãe do atleta.
Apesar da rotina dedicada aos treinos e às competições, Gilmara destacou que a família tenta não colocar uma pressão demasiada sobre o jovem por resultados. “Temos muito orgulho do Marcelo e receber o Meeting em Manaus mais uma vez é algo fantástico. É mais uma oportunidade de acompanhá-lo de perto e apoiá-lo. O importante é que ele se divirta nadando”, completou a mãe.
Nas disputas de halterofilismo, a capital amazonense vai receber dois atletas do Estado com destaque internacional. Maria Fátima de Castro, 30, da Associação de Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa), esteve no último Mundial da modalidade, em Dubai, disputado em agosto de 2023. Ficou na quinta colocação na categoria até 67kg ao erguer 121kg. Lucas Galvão, 22, também da Adefa, foi bronze no Mundial de Tbilisi 2022, Geórgia, na categoria Júnior até 49kg.
Meeting Paralímpico em 2024
A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Aracaju (SE), Recife (PE), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Natal (RN), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Boa Vista (RR) e Teresina (PI). Neste sábado, também haverá uma etapa em São Luís (MA).
Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Manaus podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Manaus
Data: 25 de maio, a partir das 8h
Atletismo e natação
Local: Vila Olímpica de Manaus
Endereço: Av. Pedro Teixeira, 400, Dom Pedro – Manaus
Halterofilismo
Local: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UFAM
Endereço: Universidade Federal do Amazonas, Av. Jauary Marinho S/N, Coroado – Manaus
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)