O Meeting Paralímpico Loterias Caixa em Belo Horizonte (MG), a ser realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) neste final de semana, dias 13 e 14, será muito especial para a velocista mineira Késsia Soares Siqueira. Ela participará pela primeira vez com seu filho em uma competição oficial. Os dois farão parte de um total de 438 participantes nas disputas da capital mineira, que serão válidas pelas Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e dos Intercentros (competição entre alunos do projeto Centros de Referência do CPB) e provas de alto rendimento.
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) irá reunir 280 competidores do atletismo, 57 da natação e 44 do halterofilismo. A bocha será disputada por 11 atletas no Chromos Colégio Pampulha II; o tiro esportivo reunirá 26 atletas no Clube de Tiro Cettas; e o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica terá 20 participantes do tiro com arco.
Késsia, que compete pela classe T13 (deficiência visual), começou no atletismo aos 12 anos na Associação dos Deficientes Visuais de BH (ADEVIBEL), uma instituição especializada para cegos. Em 2007, competiu pela primeira vez nas Paralimpíadas Escolares pelo Estado de Minas Gerais. Já aos 15, foi convocada para fazer parte da Seleção Brasileira de Jovens.
“Eu me apaixonei pelo atletismo logo de cara, meu treinador gostou muito do meu biotipo e me colocou para praticar as provas de velocidade, como 100m, 200m e 400m”, lembrou Késsia, em referência ao técnico Cássio Damião, com quem treinou dos 12 aos 20 anos. Hoje, ele é treinador da Seleção Brasileira de atletismo do CPB.
Em 2010, aos 16 anos, porém, a ascensão no esporte teve uma pausa devido à gravidez de John Kennedy Soares de Souza, nome dado em homenagem ao ex-presidente dos Estados Unidos.
Chegou a voltar para Seleção de base de atletismo para disputar o Parapan de Jovens em Buenos Aires (ARG), em 2013, entre outras competições. No entanto, em 2016, teve uma lesão seguida de uma segunda gravidez – nasceu July Kathleen.
Novamente, teve de retornar aos treinamentos aos poucos até conseguir fazer suas melhores marcas na carreira em 2023. Ela é a atual terceira colocada no ranking nacional nos 100m e 200m T13, com os tempos de 13s91 e 28s66, respectivamente.
“No final de 2022, meu filho começou a ir comigo nas competições. Mas nunca percebi nenhum interesse dele em competir. Com o passar do tempo, ele gostou da modalidade e iniciou nos treinos comigo. Em 2023, já participou das Paralimpíadas Escolares”, contou a atleta e mãe, 29.
Ela e John Kennedy treinam há cinco anos no Centro de Referência do CPB em Belo Horizonte, que funciona na Universidade Federal de Minas Gerais. Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do Comitê Paralímpico Brasileiro e o objetivo do projeto é aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.
“Eu nunca imaginei que o John iria trilhar o mesmo caminho que o meu. Eu achava que ele iria buscar outras coisas. Eu fico muito orgulhosa de saber que ele também está correndo. Eu dou dicas, orientações, mas ele acaba ouvindo mais as outras pessoas. Mas ele me disse recentemente que tem orgulho de eu ser uma atleta”, finalizou Késsia, mãe do jovem de 13 anos que tem catarata nos dois olhos e nasceu cego no olho esquerdo, igual a ela.
Meeting Paralímpico em 2024
A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Aracaju (SE), Recife (PE) e Palmas (TO). Neste final de semana, sábado e domingo, também haverá uma etapa em Belo Horizonte (MG).
Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Belo Horizonte podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Meeting Paralímpico Loterias Caixa – Etapa de Belo Horizonte
Data: 13 e 14 de abril, a partir das 8h
Atletismo, natação e halterofilismo
Local: Universidade Federal de Minas Gerais
Endereço: Av. Alfredo Camarate, 617, São Luiz, Belo Horizonte (MG
Bocha
Local: Chromos Colégio Pampulha II – Infantil e Fundamental
Endereço: Av. Alfredo Camarate, 121, Pampulha, Belo Horizonte
Tiro com arco
Local: Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica – CIAAR
Endereço: Av. Salgado Filho, Vila Asas – Lagoa Santa
Tiro esportivo
Local: Clube de Tiro CETTAS
Endereço: Rua José Antônio dos Santos, 3251, Inácia de Carvalho – São José da Lapa
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)