Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Paris 2024 divulga medalhas dos Jogos Paralímpicos com “pedaços” da Torre Eiffel; confira

Medalhas de ouro dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris | Foto: Divulgação/Paris 2024

O Comitê Organizador Local (LOC, na sigla em inglês) dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 revelou as medalhas dos megaeventos nesta quinta-feira, 8.

De acordo com o LOC, as medalhas representam a criatividade de Paris 2024 com um conceito excepcional: o encontro do objeto mais procurado dos Jogos, a medalha, com o símbolo icônico da França e de Paris, a Torre Eiffel. Cada medalhista receberá um pedaço de ferro original da Torre Eiffel colocado no centro de sua medalha.

Para criar o seu design, Paris 2024 recorreu à sua Comissão de Atletas e à experiência da Chaumet, uma empresa do Grupo LVMH e Parceira Premium dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024.

A revelação das medalhas ocorreu na presença de Tony Estanguet, Presidente do Comitê Organizador Local de Paris 2024 e tricampeão olímpico; Antoine Arnault, empresário do grupo LVHM, dona da marca Loius Vuitton, entre outras; Martin Fourcade, presidente da Comissão de Atletas de Paris 2024, ex-biatleta e pentacampeão olímpico; Béatrice Hess, ex-nadadora com 20 títulos paralímpicos; Alex Portal, nadador medalhista de prata e bronze nos Jogos Paralímpicos e classificado para Paris 2024; Koumba Larroque, bronze no Mundial de luta livre 2023 e qualificado para Paris 2024; e Pauline Déroulède, tricampeã francesa e tenista em cadeira de rodas número 1 da França.

Medalha de prata dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 | Foto: Divulgação/Paris 2024

Ao envolver a Comissão de Atletas de Paris 2024, presidida por Martin Fourcade, nas escolhas criativas para o desenho das medalhas dos próximos Jogos, Paris 2024 quis garantir que o objeto sonhado pelos atletas fosse realmente feito para eles, imaginando-o com eles.

Juntamente com Paris 2024 e a sua Comissão de Atletas, os artesãos da Chaumet, a Casa de Joalharia do grupo LVMH, trouxeram toda a sua criatividade e experiência para engrandecer as medalhas. Cada elemento do seu design reflete uma parte da identidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024.

A cerca de 200 dias dos Jogos Paralímpicos, no dia 10 de fevereiro de 2024, Paris 2024 reafirma o seu objetivo de aproximar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, com o “lado da Torre Eiffel” partilhado pelas medalhas olímpicas e paralímpicas. Como os Jogos Olímpicos e os Jogos Paraolímpicos têm cada um a sua própria história, duas histórias únicas estão sendo escritas do outro lado das medalhas. A Torre Eiffel também tem o seu lugar, como elemento de assinatura das medalhas Paris 2024.

Medalha de bronze dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 | Foto> Divulgação/Paris 2024

Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024
A pouco mais de seis meses do início dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, o Brasil já possui vagas garantidas para atletas de 13 das 22 modalidades que estarão em disputa no megaevento na capital francesa, de 28 de agosto a 8 de setembro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS PARALÍMPICOS DE PARIS 2024
SAIBA COMO COMPRAR INGRESSOS.
CONFIRA A IDENTIDADE VISUAL DOS JOGOS DE PARIS 2024.
SAIBA QUANTAS MEDALHAS O BRASIL GANHOU NA HISTÓRIA DOS JOGOS
CONFIRA EM QUAIS MODALIDADES O BRASIL SUBIU MAIS VEZES AO PÓDIO

A delegação brasileira assegurou sua participação nas seguintes modalidades: atletismo, natação, vôlei sentado (masculino e feminino), goalball (masculino), futebol de cegos, ciclismo, canoagem, remo, taekwondo, tiro esportivotiro com arcobocha e tênis de mesa.

As quatro últimas modalidades garantiram participações em Paris em razão do desempenho dos atletas brasileiros nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, quando o Brasil fez a melhor campanha da história do evento continental, com 343 medalhas no total, 156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes.

No atletismo, a Seleção Brasileira conquistou 37 vagas após a participação no Mundial de atletismo de Paris, em junho de 2024. À ocasião, a Seleção Brasileira conquistou 14 ouros, 13 pratas e 20 bronzes, o que lhe deu a segunda colocação no quadro geral de medalhas, com mais pódios totais do que a China, que encerrou na liderança por ter obtido dois ouros a mais do que o Brasil.

Na natação, doze vagas foram confirmadas após a campanha do Brasil no Mundial de Manchester, de julho a agosto de 2023, no qual o país obteve 46 medalhas (16 ouros, 11 pratas e 19 bronzes), números que a deixaram na quarta posição no quadro de medalhas.

A Seleção Brasileira de futebol de cegos se classificou com a medalha de bronze na Copa do Mundo da modalidade, disputada em agosto de 2023 e inserida nos Jogos Mundiais da Federação Internacional dos Desportos para Cegos (IBSA, na sigla em inglês).

Já a equipe nacional de goalball masculina foi campeã mundial em Portugal, em dezembro de 2022, e também garantiu de maneira antecipada sua presença em Paris por ser finalista daquela competição, um dos critérios de classificação.

As vagas do vôlei sentado também vieram com títulos. A Seleção feminina venceu o mundial da modalidade disputado na Bósnia, em 2022, enquanto o time masculino foi campeão do Zonal Championship, disputa continental realizada em 2023 no Canadá.

Em fevereiro de 2023, o ciclismo paralímpico brasileiro garantiu duas vagas, sendo uma no masculino e outra no feminino, obtidas a partir do ranking internacional por nação.

Em agosto, a Seleção Brasileira de canoagem paralímpica obteve suas vagas no Mundial da modalidade, disputado em Duisburgo, na Alemanha. Ao todo, foram seis medalhas e quatro vagas para os Jogos nas seguintes classes: VL2 e KL1 no masculino, e VL3 e VL2 no feminina.

Em setembro, a paulista Claudia Santos conquistou a primeira vaga do remo brasileiro ao encerrar a disputa do Mundial em Belgrado, na Sérvia, com a sétima colocação na classe PR1 1xW (atletas com função mínima ou nenhuma função de tronco).

No taekwondo, o Brasil terminou o ano com cinco vagas, que pertencem ao país e não aos lutadores, por meio do ranking mundial.

Na última edição, Tóquio 2020, o país fez a sua melhor campanha com 72 medalhas no total, a mesma quantidade obtida nos Jogos do Rio 2016. Destas, 22 foram de ouro, superando as 21 de Londres 2012. Ainda foram mais 20 pratas e 30 bronzes no Japão.

Os primeiros Jogos Paralímpicos na França contarão com 22 modalidades, 4.400 atletas e 184 países representados. Os principais cenários da capital francesa receberão provas e disputas do megaevento, tais como a Torre Eiffel, o Palácio de Versalhes, entre outros. A cerimônia de abertura será a primeira da história fora de um estádio e ocorrerá entre o Palácio da Concórdia e a Champs-Élysées. Os ingressos para acompanhá-la variam de 150 a 700 euros (R$ 825,00 a R$ 3.849,00)

Os Jogos de Paris 2024 também vão estrear um novo formato no revezamento da Tocha Paralímpica. A partir desta edição, a chama sempre será acesa em Stoke Mandeville, na Inglaterra, cidade considerada o berço do Movimento Paralímpico Mundial.

*Com informações do Comitê Organizador Local dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery