Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Paralimpíadas Escolares 2022 têm 63 atletas com Síndrome de Down em três modalidades

Amanda de Liz posa para foto à beira da piscina do CT Paralímpico | Foto: Ale Cabral/CPB
As Paralimpíadas Escolares, maior evento esportivo do mundo para jovens em idade escolar, reúnem 63 atletas com Síndrome de Down em sua atual edição. As disputas começaram na manhã da última quarta-feira, 23, e vão terminar na tarde desta sexta-feira, 25, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Os competidores com Síndrome de Down estão divididos em três das 14 modalidades das Paralimpíadas Escolares. Dentre elas, o atletismo tem mais participantes, com 47 inscritos. Natação e badminton contam com oito atletas cada.

Em competições internacionais, como os Jogos Parapan-Americanos e Paralímpicos, atletas com Síndrome de Down competem nas classes para pessoas com deficiência intelectual. Nas Paralimpíadas Escolares, eles disputaram provas e partidas apenas entre si. No atletismo, as classes são T/F21 e, na natação, S21. 

Dos nadadores presentes no evento, cinco são de Santa Catarina. Destaque para Amanda de Liz, 13, que conquistou duas medalhas de ouro – nos 25 m livre e costas pela classe S21. “Gostei muito de ter nadado aqui no Centro de Treinamento Paralímpico. A natação tem sido muito importante na minha vida e me dado oportunidade de viajar, como fiz agora para participar das Paralimpíadas Escolares”, disse a nadadora, que, pela primeira vez, competiu no evento.

Outra nadadora do estado catarinense que mostrou empolgação por estar nas Paralimpíadas Escolares foi Maria Eduarda de Souza, 15. “É a minha terceira participação. Sempre é uma alegria viajar para São Paulo. Gosto muito da natação e de tudo que tem neste lugar”, definiu a adolescente.

No atletismo, Luiza Gomes Smaniotto, 12, de Rondônia, foi a competidora mais laureada entre os atletas com Síndrome de Down. Ela subiu duas vezes ao lugar mais alto do pódio nas provas de arremesso de peso e 150 m sub-14.

As Paralimpíadas Escolares 2022 vão se encerrar na tarde desta sexta-feira como a maior edição da história do evento. Neste ano, cerca de 1.300 atletas se inscreveram em disputas de 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas (formato 3×3), bocha, futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Os halterofilistas participam pela primeira vez do evento.

Além desta estreia, em 2022, o evento iniciou um novo formato, que contou com disputas seletivas em Brasília, Natal e São Paulo, entre os meses de agosto e setembro. Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional: atletismo, natação e bocha. Os três primeiros colocados nas regionais de atletismo e natação se classificaram automaticamente. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, conquistaram a vaga.

Outra novidade nas Paralimpíadas Escolares 2022 é a transmissão, de maneira inédita, das provas de basquete em cadeira de rodas (formato 3×3), goalball e vôlei sentado por meio do TikTok. Na quarta-feira, o CPB transmitiu disputas de goalball, das 15h às 16h. Já na manhã desta quinta-feira, das 10h às 11h, foi a vez do basquete em cadeira de rodas (formato 3 x 3). No último dia de competições, será possível acompanhar partidas de vôlei sentado, também das 10h às 11h. Os resultados de todas as modalidades poderão ser conferidos nos boletins diários ou pelo app CPB Resultados.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir as Paralimpíadas Escolares 2022 podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Paralimpíadas Escolares 2022
Dia e horário:  25 de novembro – das 8h às 18h
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11, 5 – Vila Guarani – São Paulo (SP)

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery