O estado de Minas Gerais foi anunciado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como o campeão da regional Brasília das Paralimpíadas Escolares 2022 na noite desta sexta-feira, 12, durante cerimônia de encerramento realizada no Ginásio do Exército. O Distrito Federal e Goiás conquistaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Ao todo, participaram desta primeira regional cerca de 300 atletas de nove estados e do DF. Para este ano, as Paralimpíadas Escolares contarão com novo formato de disputas, com três etapas regionais que funcionarão como classificatórias para a fase nacional. O evento na capital federal foi o primeiro regional da competição. As provas de atletismo e bocha aconteceram no Centro Integrado de Educação Física (CIEF) e as de natação na Associação dos Servidores da Polícia Federal no Distrito Federal (DIREF).
A próxima cidade a receber o evento será Natal, que contemplará a fase regional Nordeste das Paralimpíadas Escolares, entre os dias 24 e 26 de agosto. Já o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, será a sede da etapa Sul-Sudeste (exceção a Minas Gerais, que participou da regional Brasília) de 7 a 9 de setembro.
Com 39 pontos, Minas Gerais mostrou a força do estado que mais teve representantes estreantes no evento. No atletismo e na natação, a equipe liderou o quadro de pontuação. Já na bocha, ficou em segundo lugar.
“Minas Gerais é um expoente do esporte Paralímpico há alguns anos. Esperávamos que o estado tivesse um bom resultado. A regional tem esse objetivo de provocar, de tirar o aluno de casa para que ele venha para a Escolar e depois continue treinando, que procure uma associação, um centro de referência”, declarou Ramon Pereira, diretor técnico de desenvolvimento esportivo do CPB.
O anfitrião desta etapa regional, o Distrito Federal, ficou em segundo lugar no geral com 30 pontos. Na bocha, conquistaram o primeiro lugar, segundo na natação e o sexto lugar no atletismo.
LEIA MAIS
Jovens refugiados da Venezuela participam de etapa regional Brasília das Paralimpíadas Escolares 2022
Jovens indígenas faturam medalha na regional do DF das Paralimpíadas Escolares e se classificam para fase nacional
Já Goiás conquistou a terceira colocação no geral com 24 pontos. A equipe goiana ficou em terceiro lugar na bocha e na natação, e em quinto no atletismo.
Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional. O intuito da diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB, responsável pela organização do evento, é ter os melhores atletas de cada região do país nas disputas em novembro.
A estimativa é que a competição tenha, ao todo, 3 mil crianças com deficiência envolvidas nas provas das fases regionais e da nacional.
As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009 e é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. No ano passado, a competição contou com mais de 900 atletas, de 25 unidades da federação.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)