Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Estado de São Paulo é campeão da terceira regional das Paralimpíadas Escolares 2022

Os Estados de São Paulo (centro), Santa Catarina (esq), e Mato Grosso do Sul exibem bandeira durante pódio dos vencedores da regional São Paulo das Paralímpíadas Escolares 2022, no CT Paralímpico | Foto: Ale Cabral / CPB

O Estado de São Paulo foi anunciado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como o campeão da terceira fase regional das Paralimpíadas Escolares 2022, durante cerimônia de encerramento realizada na noite desta sexta-feira, 9, no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista. A competição contou com cerca de 600 atletas com deficiência em idade escolar que participaram por três dias de provas em três modalidades: atletismo, natação e bocha.

A primeira etapa regional da competição, realizada em Brasília, entre os dias 9 e 12 de agosto, teve o Estado de Minas Gerais como vencedor, enquanto a segunda, em Natal, de 24 e 26 de agosto, sagrou a delegação do Pará como a campeã. Agora, acontecerá a fase nacional, de 23 a 25 de novembro, também em São Paulo, no CT Paralímpico.

De acordo com o regulamento oficial da competição, a classificação geral das fases regionais das Paralimpíadas Escolares 2022 é definida pela soma das colocações dos Estados obtidas nas três modalidades, que obedece à uma pontuação pré-estabelecida para cada posição na tabela.

Com isso, o Estado de São Paulo foi o primeiro colocado na classificação geral, com 42 pontos, ficando à frente de Santa Catarina, vice-campeã da etapa com 29, e Mato Grosso do Sul, que completou o pódio na terceira colocação, com 22.

Paraná e Rio Grande do Sul, ambos com 20 pontos, ficaram na quarta e quinta posições, respectivamente – os paranaenses levaram vantagem na classificação por terem maior número de atletas inscritos, um dos critérios de desempate estabelecidos no regulamento geral da competição.

“Parabenizamos a todos os professores, pais e treinadores, que deram suporte a esse nosso público, que são vocês, alunos, futuros atletas que representarão o nosso país em Mundiais e nos Jogos Paralimpícos. Parabéns a todos por mais este grande evento”, discursou Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB.

São Paulo conquistou o título da terceira regional das Paralimpíadas Escolares 2022 por ser a melhor delegação nas três modalidades que fizeram parte do programa da competição. Os paulistas foram os que mais pontuaram nas disputas ao conquistarem 143 medalhas de atletismo, 221 de natação e 14 de bocha, num total de 378 pódios. 

A delegação de Santa Catarina também teve grande desempenho ao ser o segundo Estado que mais conquistou pontos em duas das três modalidades: atletismo e natação. 

Durante a festividade, também foram feitas homenagens aos Estados e aos atletas participantes da competição, com a exibição de vídeos com depoimentos de jovens e familiares envolvidos nas disputas.

Para 2022, a competição contou com novo formato, com três fases regionais e uma fase nacional. Os três primeiros colocados nos regionais de atletismo e natação se classificaram automaticamente para última fase. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, conquistaram a vaga.

A estimativa é que a competição tenha, ao todo, 3 mil crianças com deficiência envolvidas nas provas das fases regionais e da nacional.

As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo CPB desde 2009 e é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. No ano passado, a competição contou com mais de 900 atletas, de 25 unidades da federação.

Confira a classificação final da regional São Paulo das Paralimpíadas Escolares 2022:

1º São Paulo
2º Santa Catarina
3º Mato Grosso do Sul
4º Paraná
5º Rio Grande do Sul
6º Rio de Janeiro
7º Espírito Santo

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery