Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Meeting Paralímpico Loterias Caixa do ES tem último teste de campeã mundial antes de Seletivas para Paris

A nadadora Mariana Gesteira durante o Mundial de Manchester, na Inglaterra | Foto: Douglas Magno/CPB

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), chega a Vitória (ES) neste sábado, 27, com a participação de 190 esportistas competindo em provas de atletismo, natação, tiro com arco e tiro esportivo. O evento, que irá reunir atletas experientes e jovens das categorias de base em dois endereços da cidade, terá entre seus destaques a participação da nadadora bicampeã mundial Mariana Gesteira, em sua última competição antes das Seletivas para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

As provas serão realizadas em dois endereços. A Universidade Federal do Espírito Santo irá receber 134 competidores do atletismo e 16 do tiro com arco, enquanto o Clube Álvares Cabral sediará provas de natação com 25 atletas e de tiro esportivo, com mais 15 participantes. Haverá tanto competições da Diretoria de Alto Rendimento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como também Seletivas Estaduais de três competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE) do Comitê: Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias e Paralimpíadas Militares (provas de tiro com arco e tiro esportivo).

Mariana Gesteira, 28, deverá nadar no Meeting suas principais provas, nas quais foi medalhista no Mundial de Manchester, em 2023: 50m livre (ouro), 100m livre (prata) e 100m costas (bronze).

A nadadora da classe S9 (comprometimento físico-motor) afirmou que o evento a ajudará em sua preparação para o Open Internacional de natação, que acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 2 a 4 de maio, oportunidade para que os atletas paralímpicos atinjam o Índice A estabelecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para qualificação aos Jogos Paralímpicos de Paris (confira os critérios de entrada aqui).

“Vou usar a competição para testar estratégias de prova, porque estamos muito próximos da Seletiva. Poder ter essa prévia será muito bom. Meu objetivo principal é sair daqui com tudo muito encaixado”, contou a atleta.

Mariana disse que toda sua preparação em 2024 está voltada aos Jogos de Paris e que, apesar de dificuldades, sua confiança está alta. “O começo do ano não foi fácil, senti algumas dores articulares. Mas, como sempre, conseguimos superar tudo. Mesmo diante de desafios, estamos no melhor momento do treinamento. Isso tudo tem a ver com uma preparação minuciosa para que eu estivesse pronta na hora certa”, afirmou a nadadora, que nasceu com Síndrome de Arnold-Chiari, uma má-formação do sistema nervoso central que afeta a coordenação e o equilíbrio.

Na pista da Universidade Federal do Espírito Santo, um dos destaques será o velocista  Marcos Vinícius de Oliveira, medalhista de prata nos 100m e nos 400m da classe T12 nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, em novembro de 2023. Outro atleta medalhista internacional em 2023 que vai competir na Universidade será o atirador Bruno Kiefer, integrante do grupo formado com Alexandre Galgani e Jéssica Michalak que conquistou a primeira medalha do Brasil em um Mundial de tiro esportivo, pódio alcançado em Lima, em setembro de 2023.

Também neste sábado, 27, haverá uma etapa do Meeting em Natal (RN). A capital do Rio Grande do Norte receberá competições de atletismo, natação e halterofilismo.

Meeting Paralímpico em 2024
A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Aracaju (SE), Recife (PE), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG) e João Pessoa (PB). Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras.

Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Vitória podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Vitória
Data:
27 de abril, a partir das 7h

Natação e tiro esportivo
Local:
Clube Álvares Cabral
Endereço: AV. Marechal Mascarenhas de Moraes, 2100 – Bento Ferreira, Vitória

Atletismo e tiro com arco
Local:
Universidade Federal do Espírito Santo
Endereço: Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras – Vitória

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Mariana Gesteira é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery