Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Judocas brasileiros estreiam no Mundial do Azerbaijão nesta terça-feira; veja a programação

Lúcia Teixeira em ação nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020; atleta fará sua estreia no Mundial de judô nesta terça-feira | Foto: Takuma Matsushita/CPB
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulga os resultados de missões brasileiras em competições realizadas no último final de semana, dos dias 5 e 6 de novembro, bem como a programação de eventos, organizados pelo CPB e/ou com participações de atletas do país, que ocorrerão até domingo, 13. Confira:

Mundial de judô paralímpico do Azerbaijão
O Campeonato Mundial de judô paralímpico começa na madrugada desta terça-feira, 8, em Baku, no Azerbaijão. O Brasil levará 11 de seus 21 judocas aos tatames, a partir das 3h (de Brasília). Os combates serão realizados no Centro Heydar Aliyev e terão transmissão, ao vivo, pelo YouTube da IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos). Confira a convocação da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) para a competição neste link. 

Mundial de vôlei sentado 
As Seleções Brasileiras de vôlei sentado continuam invictas no Mundial da modalidade, disputado em Sarajevo, na Bósnia, entre os dias 4 e 11 de novembro. 

Após vencer todos os jogos na primeira fase, a equipe masculina derrotou a Ruanda, por 3 sets a 0 (parciais 25/21, 25/14 e 25/10), em jogo válido pelas oitavas de finais, na madrugada desta segunda-feira, 7. Agora, nas quartas de finais, o time enfrentará a Ucrânia nesta terça-feira, 8, às 7h30 (de Brasília). 

A Seleção Feminina, medalhista de bronze nas duas últimas edições de Jogos Paralímpicos (Rio 2016 e Tóquio 2020), também fechou a fase de grupos com 100% de aproveitamento. Na manhã desta segunda-feira, o Brasil superou a Finlândia, por 3 sets a 0 (parciais 25/13, 25/11 e 25/15), e se classificou diretamente para as quartas de final, por ser o líder do Grupo C. O time agora aguarda o adversário, que será definido nesta terça-feira, e voltará à quadra na próxima quarta-feira, 9, às 7h30. 

Mundial de badminton paralímpico 
O paranaense Vitor Tavares, da classe SH6 (atletas de baixa estatura), ficou com a medalha de prata na madrugada deste domingo, 6, no Mundial de badminton, em Tóquio, no Japão, ao ser derrotado na final da chave de duplas. 

Com isso, o Brasil encerrou a participação na competição com duas medalhas, já que Vitor também havia conquistado a medalha de bronze nas disputas pelo simples, neste sábado, 5. Atual número 3 no ranking internacional da Federação Mundial de Badminton (BWF), o atleta de Curitiba deixou o Brasil com o melhor resultado em Mundiais da modalidade. 

Mundial de tênis de mesa paralímpico
O Brasil está representado por 18 atletas no Mundial de tênis de mesa paralímpico, em Granada, Espanha, competição que começou neste domingo 6, e vai até sexta-feira, 12. Até o momento, a dupla mista formada por Bruna Alexandre e Paulo Salmin avançou à final da classe XD17, garantindo uma medalha para o país. Às 9h30 (de Brasília) desta terça-feira, 8, eles vão enfrentar os dinamarqueses Peter Rosenmeier e Thea Nielsen na decisão. A convocação pode ser vista neste link. 

Mundial de tiro esportivo paralímpico 
A Seleção Brasileira de tiro esportivo paralímpico inicia a sua participação no Mundial da modalidade, em Al Ain, nos Emirados Árabes, nesta terça-feira, 8. 

Para a competição, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio de sua Diretoria de Esportes de Alto Rendimento, convocou cinco atletas: o paulista Alexandre Galgani, único representante brasileiro na modalidade nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, a catarinense Jéssica Michalack, o capixaba Bruno Kiefer, o paranaense Carlos Garletti e o paulista André Colin

Confira a agenda dos brasileiros no Mundial:

Terça-feira,8
R4: Alexandre Galgani, Jéssica Michalack e Bruno Kiefer
Tiro ao prato: André Colin

Quinta-feira, 10
R9: Alexandre Galgani
Tiro ao prato: André Colin

Segunda-feira, 14
R5: 
Alexandre Galgani e Bruno Kiefer

Terça-feira, 15
R11 dupla: 
Jéssica Michalack e Bruno Kiefer

Quarta-feira, 16
R6:
Carlos Garletti

Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Porto Alegre
O Meeting Paralímpico Loterias de Caixa chega a Porto Alegre no próximo sábado, 12, com provas de atletismo e natação. A capital gaúcha será a 15ª cidade brasileira e a terceira sulista a receber o evento neste ano.

As disputas de atletismo serão no clube Sogipa, enquanto as de natação ocorrerão no Grêmio Náutico União (GNU). 

Em 2022, o Meeting já passou por Campo Grande (MS)Amapá (AP)Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB)Recife (PE)Aracaju (SE)Brasília (DF), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG)Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba e Florianópolis. Depois de Porto Alegre, o evento será encerrado em São Paulo, com competições de atletismo, natação e halterofilismo, entre os dias 1 e 3 de dezembro. 

Campeonato Brasileiro de futebol de cegos
O Campeonato Brasileiro de futebol de cegos série A 2022 começou neste domingo, 6, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com a participação de 15 equipes. O evento será disputado até o dia 13 e a grande final contará com transmissão ao vivo pelo no canal SporTV, às 9h.

As disputas das semifinais contarão com transmissão ao vivo no Facebook e Youtube do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), no sábado, 12.

Patrocínios 
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o patrocínio das Loterias Caixa. 
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem.
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O halterofilismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa. 
O judô é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa. 
O tiro esportivo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa. 
O vôlei sentado é é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O tênis de mesa é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O futebol de cegos é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
Os atletas Vitor Tavares, Bruna Alexandre, Danielle Rauen, Cátia Oliveira e Jennyfer Parinos são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery