Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Catarinense bate recorde brasileiro no Meeting Paralímpico em Fortaleza e mira competição na Argentina

Nadadoras competem em Fortaleza; Catarina Machado bateu o recorde brasileiro dos 200m medley na classe S9 no Meeting Paralímpico Loterias Caixa de natação | Foto: J.Neto/CPB

O Meeting Paralímpico em Fortaleza, Ceará, reuniu 160 atletas neste domingo, 4, em disputas de atletismo e natação. Esta foi a primeira parada do evento na região Nordeste. Um dos destaques na piscina do Centro de Formação Olímpica (CFO) nesta manhã foi a catarinense Catarina Machado, da classe S9 (para atletas com pouco comprometimento físico-motor).

Catarina, que representa o Grêmio Náutico União (GNU), estabeleceu o novo recorde brasileiro nos 200m medley na manhã deste domingo ao finalizar a prova em 03min01s22. Anteriormente, a jovem de 18 anos dividia o a marca nacional desta prova com Camille Rodrigues (3min02s82). 

“Consegui melhorar as minhas marcas aqui em Fortaleza. Algumas foram as melhores da vida, como os 100m costas e bati um recorde brasileiro. Foi uma ótima competição. Eu nem passei pelo polimento ainda, já que viajo para a Argentina ainda este mês”, contou Catarina que tem má-formação congênita no braço esquerdo, abaixo do cotovelo.

Catarina faz parte da Seleção de jovens e ainda neste mês de setembro disputará o Open Internacional da Argentina, entre os dias 23 e 24 de setembro, com a Seleção sub-20. Ao todo, 20 atletas foram convocados para representar o Brasil neste evento. O Meeting na capital cearense foi a última competição oficial da nadadora antes da viagem.

Em Fortaleza, Catarina conquistou três medalhas, sendo ouro nos 100m peito e nos 200m medley e prata nos 100m costas. “Se aqui eu fui bem, acho que lá [Argentina] vou destruir, melhorar muito os meus tempos”, completou a jovem que leva uma rotina de atleta de alto rendimento com treinos seis vezes na semana. Na Argentina, ela nadará os 200m medley, 100m peito, 100m borboleta e os 50m livre.

Natural de Florianópolis (SC), Catarina começou a praticar a natação quando criança, junto com suas irmãs, e aos 13 anos migrou para o esporte paralímpico. Ela participou das Paralimpíadas Escolares e devido ao seu destaque na competição foi selecionada para o Camping Escolar. 

Fortaleza foi a primeira parada do Meeting Paralímpico na região Nordeste. No mês de setembro, o Meeting passará por outras quatro capitais nordestinas: Natal, no dia 8, João Pessoa, 11, Recife, 14, e Aracajú, 21.

O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, com provas em três modalidades: atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade-sede recebe provas de, pelo menos, uma delas.  

Os objetivos do Meeting são desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, contribuir para o aprimoramento técnico dos competidores e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil.

Para ver o calendário completo do evento em 2022, basta clicar aqui.

Além de Fortaleza, outras duas capitais já receberam o Meeting: Campo Grande, no dia 9 de julho, e Macapá, no dia 20 de agosto.

CONFIRA O CATÁLOGO DO MEETING DE ATLETISMO DE FORTALEZA
CONFIRA O CATÁLOGO DO MEETING DE NATAÇÃO DE FORTALEZA

Patrocínio
O Meeting Paralímpico é patrocinado pelas Loterias Caixa.
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem.
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery