Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Com a presença da avó na arquibancada, Gabriel Bandeira fatura cinco ouros no Meeting Paralímpico Loterias Caixa em Brasília

Gabriel Bandeira, da classe S14, conquistou cinco medalhas de ouro no Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Brasília e contou com a torcida de sua avó, Dona Carmem. Foto: Carolina Bruzzone/CPB.
O campeão paralímpico e mundial na Ilha da Madeira, Gabriel Bandeira, da classe S14, faturou cinco medalhas de ouros no Meeting Paralímpico Loterias Caixa de atletismo, halterofilismo e natação em Brasília, realizado neste sábado, 1º de outubro. As conquistas foram acompanhadas de perto da sua avó, Dona Carmem Lúcia Bandeira, que foi homenageada pelo atleta quando conquistou o primeiro lugar nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 nos 100m borboleta.

As competições de atletismo e halterofilismo aconteceram no Centro Integrado de Educação Física (CIEF), enquanto as de natação ocorreram no Clube do Exército. No Distrito Federal, 136 atletas com deficiência estão inscritos nas provas de atletismo, 60 nas de natação e 21 nas de halterofilismo.

Dona Carmem Lúcia Bandeira divide o tempo entre Uberlândia cuidando do dia a dia do seu neto e um período em Brasília para ficar com uma das suas filhas e a sua neta. Ela aproveitou o Meeting Paralímpico para juntar o útil ao agradável. “É muito bom estar com o Gabriel, sempre que posso estar nas competições com ele eu faço questão. A homenagem que ele fez para mim nos Jogos de Tóquio foi emocionante, não tem como explicar as dificuldades que passamos até descobrir a deficiência dele, realmente só sabe quem convive”, ressaltou a avó do campeão paralímpico e mundial. Após a conquista da medalha de ouro nos Jogos de Tóquio, Bill, como é conhecido, dedicou a medalha à avó durante entrevista ao vivo em rede nacional.

Bill ressaltou que o Meeting Paralímpico é importante para manter a rotina de competições em dia e trabalhar provas que não estão entre as principais dos resultados. Na manhã deste sábado, ele nadou cinco provas e conquistou a medalha de ouro (100m peito, 200m medley, 100m borboleta, 200m livre e 100m livre).

“Consegui índices em provas que eu não tinha e já estou pronto para participar do Meeting de Belo Horizonte. Apesar de a gente estar no fim do ano com o período de férias perto, o ciclo dos Jogos de Paris começou e estou focado. No ano que vem tem provas internacionais e tenho que estar pronto”, afirmou.

O nadador do Praia Clube de Uberlândia (MG) competiu por quase dez anos na natação convencional até que um técnico sugeriu que ele fizesse o teste de elegibilidade e o atleta foi classificado da classe S14, para pessoas com deficiência intelectual. 

Já nas disputas de atletismo, Ariosvaldo Fernandes, o Parré, da classe T53, destacou-se ao vencer a prova dos 100m, com 15s33, e os 400m (57s80). Com grandes conquistas em sua carreira, o atleta de velocidade de 45 anos, que representa a Associação Desportiva para Deficientes (ADD-SP), usou o Meeting para pegar ritmo de prova e viveu um momento especial em Brasília, cidade que o acolhe desde os primeiros anos de vida, com a presença da sua família nas arquibancadas.

“Tenho muitas provas e títulos no currículo, mas não lembro de ter os meus filhos e minha esposa me acompanhando. Esses ouros tiveram um gosto especial. Estou com a terceira melhor marca do mundo nos 100 metros. O que falta hoje na minha carreira é a medalha paralímpica e vou em busca dela”, disse o atleta que tem 11 medalhas em Jogos Parapan-Americanos e um bronze no Mundial de de atletismo de Lyon em 2013.

No halterofilismo, dentre os 21 atletas inscritos, oito participaram pela primeira vez de uma competição oficial. A disputa da prova masculina na categoria até 85 kg foi emocionante. Thiago Calmon começou bem ao levantar 125 kg na barra, mas foi superado Valdenor Santana que validou os três movimentos (150 kg, 153 kg e 155 kg) para ficar com o primeiro lugar. Entre as mulheres, destaque para Viviane Silvestre, da categoria até 73 kg, que também fez os três movimentos válidos (73kg, 75 kg e 77 kg) para faturar o ouro.

Brasília foi a oitava cidade brasileira a receber o evento em 2022. Após passar pelo Distrito Federal, o Meeting Paralímpico Loterias Caixa chegará em Goiânia, no dia dia 5 de outubro, com disputas de atletismo e natação. Ainda neste mês, o evento chegará à região Sudeste com a primeira etapa no próximo sábado, dia 8, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Neste ano, o Meeting já passou por Campo Grande (MS), Macapá (AP), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE) e Aracaju (SE).

O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005 pelo Comitê. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.

Os objetivos do Meeting são desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, contribuir para o aprimoramento técnico dos competidores e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil.

Confira os catálogos do Meeting de Brasília:

– ATLETISMO

– NATAÇÃO

– HALTEROFILISMO

Patrocínios
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o patrocínio das Loterias Caixa
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
O halterofilismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
O atleta Gabriel Bandeira é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery