Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Etapa nacional do Conexão Paralímpica reúne mais de 250 atletas em São Paulo nesta semana

O Conexão Paralímpica, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) por meio de sua diretoria de Desenvolvimento esportivo, chega à sua edição Nacional de 2023 nesta quinta-feira, 5, com disputas de cinco modalidades até o final da tarde desta sexta-feira, 6, em São Paulo. O Centro de Treinamento Paralímpico receberá provas de atletismo, natação, bocha e tiro com arco, enquanto as disputas de tiro esportivo acontecerão na Escola de Educação Física da Polícia Militar, zona norte da capital paulista.

Foram inscritos 251 atletas de 18 estados e do Distrito Federal (AL, AP, BA, CE, ES, GO, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PR, RJ, RN, RS, SC, SP).
O evento irá reunir duas competições simultâneas: as Paralimpíadas Universitárias, com 200 atletas e voltadas a estudantes do Ensino Superior com deficiência, e as Paralimpíadas Militares, que reunirão 51 participantes e têm como foco agentes das forças de segurança com deficiência, a fim de identificar e desenvolver talentos.

Em 2023, o Conexão Paralímpica contou com três edições regionais. A primeira aconteceu em São Paulo (SP), em maio, e contou com 300 participantes. Depois, o evento passou por Goiânia (GO), em junho (165 atletas), e João Pessoa (PB), em julho (274 atletas).

As etapas regionais do Conexão também contaram com a disputa do Intercentros, competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.

As Paralimpíadas Universitárias contarão com atletas que foram medalhistas mundiais neste ano. Nas pistas, estará o fundista sul-mato-grossense Yeltsin Jacques, da classe T11 (cegos), ouro nos 1.500m e bronze nos 5.000m no Mundial de atletismo de Paris, disputado em julho deste ano. Yeltsin também foi o responsável por conquistar a 100ª medalha dourada do Brasil em Jogos Paralímpicos, feito realizado em Tóquio – última edição do megaevento.

As provas de campo também contarão com medalhistas no Mundial de Paris. A amapaense Wanna Brito, prata no arremesso de peso da classe F32 (paralisia cerebral), e o catarinense Edenilson Floriani, da classe F42 (deficiência em membros inferiores), bronze no arremesso de peso competirão na capital paulista.

Nas piscinas, serão dois medalhistas mundiais. Participarão dois representantes do Vasco: Daniel Mendes, da classe S6 (comprometimento físico-motor) e Lidia Cruz, da S4 (comprometimento físico-motor). Daniel conquistou três medalhas no Mundial de Natação, disputado em Manchester, Inglaterra, no final de julho e início de agosto: prata nos 50m livre e no revezamento misto 4x50m livre – 20 pontos, além do bronze nos 100m livre.
Na mesma competição, Lidia foi prata nos 100m livre e no revezamento misto 4x50m livre – 20 pontos.

Patrocínios
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery