A última rodada da fase classificatória, disputada nesta quarta-feira, 14, confirmou a campanha perfeita da Seleção masculina, que bateu Portugal por 17 a 10 e somou a sétima vitória em sete duelos – além dos portugueses, já havia batido Argélia, Japão, Turquia, Canadá, Alemanha e Bélgica. Paulinho, com sete gols, foi o destaque e recebeu o troféu de Melhor Jogador da Partida. André Dantas fez cinco, Parazinho, três, e Romário fechou a conta com outros dois gols.
Como campeão e vice do Mundial estarão automaticamente classificados para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, uma jornada duplamente vitoriosa faria os atuais bicampeões mundiais garantirem uma vaga na próxima edição dos Jogos.
“O Irã é perigoso com a velocidade. Tem bolas muito agressivas, rápidas, porém, com pouca variação. Então, temos de impor nosso ritmo para não permitir que eles caprichem tanto no ataque. É tentar tirar a posse deles para o arremesso ser menos equilibrado. A tendência, com a nossa consistência defensiva, é conseguir o resultado favorável”, analisou o técnico Jônatas Castro. O duelo será uma reedição das edições de 2010 e 2014, quando os dois países se cruzaram nesta mesma fase do torneio. Na primeira ocasião, os iranianos ganharam por 3 a 1. Depois, na edição da primeira conquista brasileira, a vitória foi por 11 a 8.
Seleção feminina se despede com vitória
Sem chances de classificação para a próxima fase, aa brasileiras deram adeus ao Mundial com vitória sobre a Austrália: 11 a 3. O time acabou na quinta colocação de seu grupo, com nove pontos conquistados com três triunfos (foram quatro derrotas), quatro pontos atrás da Grã-Bretanha, que ficou com a última vaga – apenas os quatro primeiros de cada chave avançavam.
Nesta quarta-feira, Dani Longhini marcou cinco vezes. Kátia fez quatro e ganhou o prêmio de melhor jogadora da partida. Jéssica Vitorino anotou os outros dois.
Para ir a Paris 2024, as brasileiras terão mais dois caminhos: os Jogos Mundiais, marcados para agosto do ano que vem, e os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, em novembro, que reserva apenas uma vaga, à campeã, para os Jogos Paralímpicos.
A Seleção masculina ainda disputa uma das duas vagas disponíveis neste Mundial, realizado em Matosinhos, Portugual. Os dois finalistas, tanto no masculino como no feminino, vão se classificar para Paris 2024.
Veja os horários das quartas de final
06h00 BRASIL X IRÃ
07h15 LITUÂNIA X JAPÃO
08h30 CHINA X ALEMANHA
09h45 TURQUIA X UCRÂNIA
Confira o resultados brasileiros no Mundial de goalball:
Masculino
Brasil 11 x 5 Argélia
Brasil 8 x 6 Japão
Brasil 9 x 6 Turquia
Brasil 13 x 3 Canadá
Brasil 13 x 5 Alemanha
Brasil 11 x 1 Bélgica
Brasil 17 x 10 Portugal
Feminino
Brasil 5 x 7 Grã-Bretanha
Brasil 4 x 11 EUA
Brasil 4 x 5 Japão
Brasil 10 x 0 Portugual
Brasil 4 x 8 Israel
Brasil 12 x 2 Egito
Brasil 11 x 3 Austrália
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
Patrocínio
O goalball é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)