Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Com gol a 34s do fim, Brasil vira sobre Turquia e mantém 100% no Mundial de goalball

Artilheiro do confronto, Leomon recebe troféu de melhor da partida | Foto: Divulgação/Renan Cacioli/CBDV
A Seleção masculina do Brasil conseguiu uma virada eletrizante no terceiro dia do Campeonato Mundial de goalball, que está sendo realizado em Portugal. Em confronto diante da Turquia, algoz dos brasileiros este ano na final da Copa Ancara, o time fez o gol da virada a 34 segundos do fim. Os turcos ainda levaram outros dois em sequência, e o placar terminou em 9 a 6 para a equipe brasileira, que se mantém invicta na competição com três triunfos. Neste domingo, 10, o desafio será diante do Canadá, às 14h10 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo YouTube. 
“Foi um jogo muito importante, sabíamos da qualidade da outra equipe, não à toa estiveram à frente do placar durante quase todo o jogo. Mas nada disso abalou nosso objetivo. Todo mundo rodou, a comissão técnica soube utilizar todos no momento certo e o que prevaleceu foi a coletividade”, analisou o ala André Dantas, que entrou no segundo tempo e anotou dois gols, sendo um deles o da virada, a 34 segundos do fim da partida. Os outros gols brasileiros foram de Emerson e Leomon, que fez cinco e acabou eleito o melhor jogador da partida, a exemplo do que já acontecera na vitória sobre o Japão.

Com a mesma formação inicial dos dois duelos anteriores – Leomon, Parazinho e Emerson –, o Brasil fez um jogo intenso e em alta velocidade desde o início, com as defesas das duas equipes prevalecendo.

O primeiro gol do confronto só saiu a cinco minutos do fim da etapa inicial, que acabou com a Turquia na frente por 3 a 1. Na etapa final, precisando forçar mais o jogo, o Brasil encostou no marcador, que ficou 4 a 3 antes dos turcos marcarem o quinto. Com três gols marcados em sequência, Leomon empatou a partida, até vir a sequência avassaladora da vitória: Dantas, a 34 segundos do fim, Emerson a 23, e Leomon, a 10.

Seleção feminina perde para Japão
A Seleção feminina travou uma dura batalha nesta terceira rodada de Mundial. As japonesas chegaram a abrir 3 a 0 no primeiro tempo, mas Kátia e Jéssica marcaram para o Brasil ainda antes do intervalo e deixaram o confronto aberto para os 12 minutos restantes do segundo tempo. 

No fim, o placar de 5 a 4 representou a terceira derrota das medalhistas de bronze em 2018, que já tinham sido batidas por Grã-Bretanha e Estados Unidos. Kátia foi a artilheira do Brasil, com três gols marcados. Neste domingo, 10,  a missão será diante de Portugal, às 6h (de Brasília).

Vale lembrar que, em ambos os torneios (feminino e masculino), o sistema de disputas é o mesmo: dois grupos com oito países em cada que se enfrentam entre si em turno único, totalizando sete partidas na fase classificatória. Os quatro melhores de cada lado avançam às quartas de final. Confira a tabela completa aqui. Os jogos podem ser acompanhados pelo canal Kuriakos TV.

Confira o resultados brasileiros no Mundial de goalball:
Masculino

Brasil 11 x 5 Argélia
Brasil 8 x 6 Japão
Brasil 9 x 6 Turquia

Feminino
Brasil 5 x 7 Grã-Bretanha
Brasil 4 x 11 EUA
Brasil 4 x 5 Japão

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). 
 
Patrocínio
O goalball é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery