Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção Brasileira masculina de goalball se aproxima das quartas de finais do Mundial

Comissão técnica e jogadores brasileiros celebram gol diante do Canadá | Foto: Divulgação/Renan Cacioli/CBDV
A Seleção Brasileira masculina de goalball colocou um pé nas quartas de final do Campeonato Mundial da modalidade, disputado em Matosinhos, Portugal. A equipe, dirigida pelo técnico Jônatas Castro, venceu Canadá por 13 a 3, neste domingo, 11, na quarta rodada da primeira fase. 

Com o resultado, o time manteve os 100% de aproveitamento na competição. O treinador Jônatas Castro poupou seus dois alas titulares, Leomon e Parazinho, e começou com Romário no pivô. Emerson foi para o lado esquerdo e Paulinho assumiu a direita. Apesar de um jogo mais equilibrado no início – o placar chegou a ficar 4 a 3 –, a Seleção controlou totalmente as ações e levou o duelo para o intervalo com 6 a 3 à frente, já contando com a entrada de Parazinho, que marcaria três gols e acabaria eleito o melhor jogador da partida.

“É a confirmação do nosso trabalho. Mostra que o que temos feito está certo. É dar continuidade para que isso aconteça mais vezes, não só comigo mas com outros atletas da equipe”, disse Parazinho. Na etapa final, André Dantas também entrou e marcou quatro vezes. Paulinho, com outros três, Emerson, com dois, e Romário fecharam a conta. Nesta segunda-feira, 12, o Brasil enfrenta a Alemanha, a partir das 9h30 (de Brasília). 

Seleção feminina vence primeira e ainda tem chances de classificação
A Seleção feminina ganhou seu primeiro compromisso após três derrotas seguidas: 10 a 0 em Portugal. Nesta segunda-feira, o time terá uma verdadeira final contra Israel, às 10h40 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo YouTube. 

A situação da equipe treinada por Gabriel Goulart é delicada após os tropeços diante de Grã-Bretanha, Estados Unidos e Japão. Além de ganhar seus três jogos restantes (Israel, Egito e Austrália), o Brasil precisa torcer por uma combinação de resultados para tentar passar de fase como um dos quatro melhores times da chave. 

“A gente precisa pensar que estamos jogando todas as partidas como finais. Trabalhamos muito para isso, então, temos de manter a concentração para conseguir outras vitórias para o Brasil. A chave para ganhar das israelenses é apostar 100% na defesa. Quando elas não conseguem marcar, acabam forçando mais o jogo e comentem muitas penalidades. Naturalmente, nossos gols vão sair”, analisou a ala Geovanna, eleita a melhor jogadora da partida no triunfo sobre as portuguesas. Ela marcou quatro gols, assim como Dani Longhini. Jéssica Vitorino fez um. O outro tento para o Brasil foi contra.

O técnico brasileiro apostou em uma formação diferente diante das anfitriãs do Mundial. Moniza deu lugar a Larissa na função de pivô, e Geovanna e Dani substituíram Kátia e Jéssica nas alas. Logo de cara, uma infração cometida por Portugal fez o Brasil abrir o marcador antes mesmo do apito inicial, graças ao pênalti convertido por Dani. Naturalmente, o Brasil impôs seu volume ofensivo e fechou a partida em “game” – no goalball, quando um time abre dez gols de diferença, o duelo acaba, independente do tempo restante no cronômetro -, quando ainda faltavam praticamente seis minutos a jogar na etapa final.

Vale lembrar que, em ambos os torneios (feminino e masculino), o sistema de disputas é o mesmo: dois grupos com oito países em cada que se enfrentam entre si em turno único, totalizando sete partidas na fase classificatória. Os quatro melhores de cada lado avançam às quartas de final. Confira a tabela completa aqui. Os jogos podem ser acompanhados pelo canal Kuriakos TV.

Confira o resultados brasileiros no Mundial de goalball:
Masculino
Brasil 11 x 5 Argélia
Brasil 8 x 6 Japão
Brasil 9 x 6 Turquia
Brasil 13 x 3 Canadá 

Feminino
Brasil 5 x 7 Grã-Bretanha
Brasil 4 x 11 EUA
Brasil 4 x 5 Japão
Brasil 10 x 0 Portugual

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). 
 
Patrocínio
O goalball é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery