Em um determinado momento da partida, os brasileiros chegaram a abrir 5 a 0 no placar, mas, no fim do confronto, ambas equipes começaram a marcar em sequência, determinando o resultado de 16 gols no total.
Já a Seleção feminina foi derrotada pela Grã-Bretanha por 7 a 5, em um jogo bastante disputado até o último minuto. As europeias tinham uma vantagem de 6 a 3, reduzida para 6 a 5 a segundos do fim.
Jéssica Vitorino marcou o sexto gol brasileiro, que seria o de empate, mas a arbitragem o anulou e assinalou pênalti às britânicas, por uma infração denominada “long ball” (bola longa).
No arremesso de Jéssica, a bola quicou apenas uma vez antes das marcas estabelecidas na quadra. Pela regra, ela precisa quicar duas vezes antes de chegar à meta rival . Na cobrança da penalidade, a Grã-Bretanha anotou o sétimo e definiu o resultado.
O time masculino, comandado por Jônatas Castro, disputa sua segunda partida no torneio nesta sexta-feira, 9, às 13h (de Brasília), contra o Japão. O feminino, dirigido pelo técnico Gabriel Goulart, enfrenta os EUA, na mesma data, às 7h10. Confira a tabela completa aqui. Os jogos podem ser acompanhados pelo canal Kuriakos TV.
Sobre o Mundial 2022
O Campeonato Mundial de Goalball 2022 é classificatório para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024: campeão e vice de cada categoria estarão automaticamente garantidos.
Em ambos os torneios, masculino e feminino, o sistema de disputas será o mesmo: dois grupos com oito países em cada que se enfrentam entre si em turno único, totalizando sete partidas na fase classificatória.
Os quatro melhores de cada lado avançam às quartas de final. As disputas por medalha estão marcadas para o dia 16. Os jogos femininos fecharão o evento.
Patrocínio
O goalball é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)