Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil avança às quartas de final do Mundial de goalball

Os seis jogadores do Brasil seguram o troféu de melhor jogador da partida entregue a Leomon depois da vitória desta segunda. Fotos: Divulgação/ Renan Cacioli/ CBDV
A Seleção Brasileira masculina de goalball já está entre as oito melhores do mundo. Nesta segunda-feira, 12, a equipe derrotou a Alemanha por 13 a 5, em duelo válido pela quinta rodada do Campeonato Mundial, que esta sendo disputado em Portugal, e garantiu antecipadamente vaga nas quartas de final com boas chances de avançar em primeiro na sua chave. Restam dois compromissos na fase classificatória: contra Bélgica, nesta terça, 13, às 10h40 (de Brasília), e Portugal, na última rodada.

 

Foi o quinto triunfo consecutivo do grupo comandado pelo técnico Jônatas Castro, que já havia batido Argélia, Japão, Turquia e Canadá. “É como aquela velha história do esporte, pegar o embalo. O time está embalado, rodando todo mundo. Quem entra dá conta do recado. Quando eu e o Fábio (Brandolin, auxiliar técnico de Jônatas na Seleção) assumimos, era nosso plano não ter três titulares apenas, mas pelo menos cinco. E, hoje, felizmente, temos seis atletas com condições de entrar em qualquer partida. A ideia é montar a estratégia pensando no time adversário, então, temos um time bem versátil, todos com ritmo de jogo e, ao mesmo tempo, conseguimos descansar o grupo como um todo com essas substituições”, analisou o treinador.

 

O ala Leomon Moreno acabou eleito o melhor jogador da partida. Ele fez cinco gols, seguido por André Dantas (quatro), Parazinho (três) e Emerson (um). 

Atual bicampeã, a Seleção masculina tentará um feito inédito, já que nenhuma nação até hoje foi tricampeã mundial. De quebra, isto faria do país o maior vencedor de todos os tempos, à frente de Lituânia e Alemanha, bicampeões a exemplo dos brasileiros.

Seleção feminina perde e está praticamente eliminada
A Seleção feminina, treinada por Gabriel Goulart, fez uma batalha difícil contra Israel nesta quinta rodada. O time precisava da vitória para continuar sonhando com a classificação. A derrota por 8 a 4 praticamente tirou as brasileiras do páreo.

Com apenas um triunfo em cinco jogos e três pontos somados, a Seleção feminina poderá chegar, no máximo, a nove pontos se ganhar de Egito, nesta terça, às 7h10, e Austrália, na última rodada.

Hoje, a equipe dos Estados Unidos seria a última classificada da chave das brasileiras. As americanas já têm nove pontos e são favoritas contra a lanterna Portugal nesta terça-feira, o que confirmaria matematicamente a eliminação do Brasil. 

Vale lembrar que, em ambos os torneios (feminino e masculino), o sistema de disputas é o mesmo: dois grupos com oito países em cada que se enfrentam entre si em turno único, totalizando sete partidas na fase classificatória. Os quatro melhores de cada lado avançam às quartas de final. Confira a tabela completa aqui. Os jogos podem ser acompanhados pelo canal Kuriakos TV.

Confira o resultados brasileiros no Mundial de goalball:
Masculino
Brasil 11 x 5 Argélia
Brasil 8 x 6 Japão
Brasil 9 x 6 Turquia
Brasil 13 x 3 Canadá 
Brasil 13 x 5 Alemanha

Feminino
Brasil 5 x 7 Grã-Bretanha
Brasil 4 x 11 EUA
Brasil 4 x 5 Japão
Brasil 10 x 0 Portugual
Brasil 4 x 8 Israel

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). 
 
Patrocínio
O goalball é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

 

 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery