Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil é representado por 56 atletas em quatro Mundiais paralímpicos nesta semana; veja a programação 

Joyce Oliveira e Thais Severo em ação no CT Paralímpico; as duas atletas vão representar o Brasil no Mundial de tênis de mesa paralímpico | Foto: Divulgação/Gustavo Medeiros/CBTM
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulga os resultados de missões brasileiras em competições realizadas no último final de semana, dos dias 29 e 30 de outubro, bem como a programação de eventos, organizados pelo CPB e/ou com participações de atletas do país, que ocorrerão até domingo, 6 de novembro. 

Destaque para os Mundiais de tiro esportivo, badminton, vôlei sentado e tênis de mesa, que, ao todo, reunirão 56 atletas brasileiros em disputas que se iniciam no período supracitado. Confira: 

Mundial de badminton paralímpico 
A Seleção Brasileira de badminton paralímpico está em Tóquio, Japão, onde disputará o Mundial da modalidade, entre os dias 1º e 6 de novembro. 

Foram convocados oito atletas, entre os quais está o paranaense Vitor Tavares, da classe SH6 (atletas de baixa estatura), único representante do país na última edição dos Jogos Paralímpicos, que também ocorreram na capital japonesa. Nessa competição, Vitor terminou na quarta colocação. 

Confira a lista de convocados para o Mundial: 
Adriane Spinetti Avila – SÃO BERNARDO BADMINTON/SP – Classe SL3
Auricelia Nunes Evangelista – FUNDAÇÃO NOSSA SENHORA DA PAZ/PI – Classe WH1
Breno Eduardo Johann – AÇÃO SOCIAL SÃO VICENTE DE PAULO/PR – Classe SL4
Júlio Cesar Godoy – ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA SANKALP/SP- Classe WH2
Marcelo Alves Conceição – CETEFE/ CID PARALÍMPICO/ IBRES/DF – Classe WH1
Maria Gilda dos Santos D. Antunes – ASSOCIAÇÃO MOVE SPOR CLUB/SE – Classe WH2
Rogério Júnior Xavier de Oliveira – BADMINTON ZARDO SOCIEDADE MORGENAU/PR – Classe SL4
Vitor Gonçalves Tavares – BADMINTON ZARDO SOCIEDADE MORGENAU/PR – Classe SH6

Mundial de vôlei sentado
As Seleções Brasileiras masculina e feminina de vôlei sentado vão disputar o Campeonato Mundial da modalidade, em Sarajevo, capital da Bósnia, entre os dias 4 e 11 de novembro. Os finalistas desta competição garantem vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Ao todo, 25 atletas representarão o Brasil no torneio.

Confira abaixo os atletas convocados:

Feminino
Adria Jesus da Silva
Pamela Pereira
Jani Freitas Batista
Nurya de Almeida Silva
Luiza Guisso Fiorese
Nathalie Filomena de Lima e Silva
Edwarda de Oliveira Dias
Gizele Maria da Costa Dias
Bruna Nascimento Lima
Janaina Petit Cunha
Andressa Luzia Santos
Agata Godoy Brito Marinho
Suellen Cristine Dellangelica Lima

Masculino
Wescley Conceição de Oliveira
Diogo Rebouças
Alex Pereira Witkovski
Gilberto Lourenço da Siilva
Luís Fabiano de Oliveira
Levi Cesar Gomes
Renato Leite de Oliveira
Márcio Borges dos Santos
Daniel Yoshizawa
Anderson Rodrigues dos Santos
Thiago Costa dos Santos Rocha
Joelison Fernandes da Silva

Mundial de tiro esportivo 
Cinco atletas representarão o Brasil no Campeonato Mundial de tiro esportivo paralímpico de Al Ain, nos Emirados Árabes, que será disputado entre os dias 3 e 18 de novembro. Entre os convocados está o paulista Alexandre Galgani, único representante brasileiro na modalidade nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.  

Neste ano, o paulista já conquistou uma medalha de bronze por equipes na etapa da Copa do Mundo de Châteauroux, na França, em junho. O time brasileiro responsável pelo pódio em solos franceses foi formado pelo trio Alexandre Galgani, Jéssica Michalack e Bruno Kiefer. Os outros dois atletas também foram convocados para o Mundial nos Emirados Árabes. 

CONFIRA A LISTA DOS ATLETAS CONVOCADOS 

Mundial de tênis de mesa
A Seleção Brasileira de tênis de mesa paralímpico vai disputar o Campeonato Mundial da modalidade, competição agendada para Granada, Espanha, entre os dias 6 e 12 de novembro. Ao todo, 18 atletas foram convocados para o evento (confira a lista de convocados mais abaixo). 

O grupo se reuniu no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 24 e 29 de outubro, com a presença de sparrings do nível de Gustavo Tsuboi e Hugo Hoyama, grandes nomes do tênis de mesa olímpico. Nesta terça-feira, 1º de novembro, eles partem para a Espanha. 

Segundo o técnico da Seleção Brasileira de tênis de mesa paralímpico, Paulo Molitor, as presenças de Hugo e Gustavo vêm ao encontro do objetivo  dos treinamentos. “Primeiro, trabalhamos no individual, com os últimos ajustes e adaptações a jogos diferentes”, informou. “Como estamos em um bom número de atletas, deu para fazer muitas variações de jogo e de treino”, acrescentou. 

Confira a lista dos convocados para o Mundial:
 
Feminino:
Cátia Oliveira (classe 2)
Thaís Severo (classe 3)
Marliane Santos (classe 3)
Joyce de Oliveira (classe 4)
Aline Ferreira (classe 7)
Lethicia Lacerda (classe 8)
Sophia Kelmer (classe 8)
Jennyfer Parinos (classe 9)
Danielle Rauen (classe 9)
Bruna Alexandre (classe 10)
Evellyn Santos (classe 11)

Masculino:
Iranildo Espíndola (classe 2)
Guilherme Costa (classe 2)
Lucas Arabian (classe 5)
Israel Stroh (classe 7)
Luiz Filipe Manara (classe 8)
Claudio Massad (classe 10)
Paulo Salmin (classe 7)

Gira da América do Sul de tênis em cadeira de rodas 
A Gira da América do Sul de tênis em cadeira de rodas, evento que conta com quatro torneios na Colômbia e Argentina, teve a sua segunda parte iniciada na última semana. No Open de Cañuelas, na Argentina, competição que ocorreu entre os dias 27 e 30 de outubro, o Brasil conquistou quatro títulos. 

Meirycoll Duvas no Feminino Open na simples e nas duplas com Lucimaria Oliveira; Leandro Gonçalves no Quad e nas Duplas Quad com João Lucas Takaki. Além disso, os tenistas brasileiros também garantiram duas pratas: Jade Lanai, no Juniors, e João Lucas Takaki, no Quad.

Esse foi o terceiro torneio da Gira, que é dividida em duas partes. A primeira aconteceu em Cali (Colômbia) e Pereira (Colômbia) e a segunda será encerrada em Barranquilla (Colômbia), de 5 a 8 de novembro. 

Copa América de futebol de cegos
A Seleção Brasileira de futebol de cegos foi derrotada pela Argentina nos pênaltis por 2 a 1 na noite da última sexta-feira, 28, em Córdoba, na Argentina, e ficou com o vice-campeonato da Copa América da modalidade. Nas cobranças, Nonato e Jardiel desperdiçaram para o Brasil e decretaram o tetracampeonato continental para os argentinos após o empate por 0 a 0 no tempo normal.

Antes, os argentinos haviam conquistado o título da Copa América em 2017, 2005 e 1999. Já o Brasil buscava o hepta após as conquistas em 1997, 2001, 2003, 2009, 2013 e 2019. Os brasileiros estiveram presentes em todas as decisões desde 1997, quando foi realizada a primeira edição do torneio. 

O jogo também foi mais um encontro dos dos países em uma final de futebol de cegos. Na história de todos os campeonatos da modalidade, essa foi a 26ª final entre os rivais, com 22 conquistas para o Brasil – uma das mais importantes foi a decisão dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, quando o Brasil saiu vencedor por 1 a 0 e ganhador da medalha de ouro. 

Copa do Mundo de bocha paralímpica – etapa Bahrein 
A Seleção Brasileira de bocha paralímpica parte para o último desafio internacional antes do Mundial da modalidade, a etapa da Copa do Mundo do Bahrein. Seguindo o planejamento estratégico da Associação Nacional de Desportos para Deficientes (Ande), a delegação será composta somente por atletas BC3, classe essa que não participou da etapa anterior, em Póvoa do Varzim, Portugal, na competição de pares. 

O Brasil será representado por Mateus Carvalho e Evelyn de Oliveira. A etapa da Copa do Mundo do Bahrein acontecerá na cidade de Rifa, de 6 a 11 de novembro. 

Meeting Paralímpico Loterias Caixa
A nadadora paranaense Débora Carneiro, medalhista no Mundial da Ilha da Madeira 2022 e nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, vai voltar a participar de uma competição adulta na próxima terça-feira, 1°, no Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Curitiba, no Paraná. O evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), terá 321 atletas inscritos em provas também de atletismo e disputas de halterofilismo.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa chega à 13ª capital brasileira e à primeira da região Sul do país. As provas de atletismo e halterofilismo acontecerão na  Universidade Federal do Paraná (UFPR). Já as de natação vão ocorrer no Santa Mônica Clube de Campo. O atletismo terá 187 competidores, a natação, 122, e o halterofilismo, 12.

Em 2022, o Meeting já passou por Campo Grande (MS)Amapá (AP)Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB)Recife (PE)Aracaju (SE)Brasília (DF), Goiânia (GO)Belo Horizonte (MG)Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ). Depois de Curitiba, o evento vai prosseguir na região Sul do país e acontecer em Florianópolis no próximo dia 5 de novembro. 

Patrocínios 
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o patrocínio das Loterias Caixa. 
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem.
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O halterofilismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa. 
O futebol de cegos é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa. 
O tiro esportivo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa. 
A bocha é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O vôlei sentado é é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O tênis de mesa é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
Os atletas Vitor Tavares, Bruna Alexandre, Danielle Rauen, Cátia Oliveira e Jennyfer Parinos são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery