A Seleção Brasileira de tênis em cadeira de rodas conquistou quatro títulos na Gira da América do Sul, em Cañuelas, na Argentina, no fim de semana, 29 e 30. Os títulos vieram com Meirycoll Duvas, no Feminino Open na simples e nas duplas com Lucimaria Oliveira; Leandro Gonçalves, no Quad e nas Duplas Quad com João Lucas Takaki. Jade Lanai e João Lucas Takaki, no Juniors e no Quad, respectivamente, garantiram a prata.
Esse foi o terceiro torneio da Gira em 2022, que é dividida em duas partes. A primeira aconteceu em Cali e Pereira, na Colômbia, e a segunda será em Barranquilla, Colômbia, de 5 a 8 de novembro.
A equipe brasileira é formada por nove atletas: Felipe Ferreira, Jucélio Torquato, Jade Lanai, Lucimaria Oliveira, Maria Fernanda Alves, Meirycoll Duval, João Lucas Takaki, Leandro Gonçalves e Vitória Miranda, além dos treinadores, Leonardo Godinho e Leonardo de Oliveira.
Os torneios da Gira da América do Sul de tênis em cadeira de rodas recebem jogadores de todo o mundo, de acordo com o ranking internacional da modalidade vigente na disputa pelos pontos válidos. A posição desses atletas define suas possíveis convocações para participar de grandes eventos, como Grand Slams, Mundiais, Jogos Parapan- Americanos e Jogos Paralímpicos.
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)