Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Beth Gomes faz melhor lançamento de disco do ano no Desafio CPB/CBAt às vésperas do Mundial

Beth Gomes realiza lançamento de disco no CT Paralímpico | Foto: Marcello Zambrana/CPB

A paulista Beth Gomes, 59, registrou o melhor lançamento de disco no ano na classe F53 (atletas que competem sentados), no mundo, na manhã deste domingo, 28, durante o Desafio CPB/CBAt, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

O 3º Desafio CPB/CBAt de atletismo 2024 recebeu 258 esportistas com e sem deficiência. Foram 151 atletas olímpicos (88 homens e 63 mulheres) e 107 paralímpicos (73 homens e 34 mulheres), oriundos de 12 estados brasileiros (AM, BA, MA, MG, MS, PA, PR, RJ, RO, RS, SC e SP) e do Chile. 

A competição é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com o objetivo de difundir e desenvolver a prática da modalidade no país. Assim como ocorreu nas duas etapas anteriores deste ano, o 3º Desafio CPB/CBAt de 2024 foi uma oportunidade para os atletas atingirem índices para os Jogos Paralímpicos de Paris, que terão início no próximo dia 28 de agosto. As marcas necessárias para a disputa do megaevento na capital francesa estão listadas nos critérios de entrada do CPB.

Beth Gomes alcançou a melhor marca do ano no lançamento de disco, prova em que é a atual campeã mundial e paralímpica (classe F52), faltando apenas 19 dias para o Mundial de atletismo de Kobe, no Japão. Neste domingo, ela registrou a distância de 17,34m e superou seus próprios 17,22m, feitos em fevereiro, durante o 1º Desafio CPB/CBAt. A marca de Beth no Desafio também seria a segunda melhor da temporada passada. 

“Estou muito feliz com a marca. Isso mostra que os treinos estão dando resultado. Hoje, tudo encaixou e eu vou confiante para o Japão. Quero trazer medalhas para o Brasil. Não importa a cor, mas, claro, vou em busca da dourada”, disse Beth, representante da ASPA, de Santos, e que foi diagnosticada com esclerose múltipla em 1993. Neste domingo, ela também fez o arremesso de peso e registrou a marca de 7,50m. Outro campeão paralímpico presente no Desafio, o carioca Wallace Santos realizou a mesma prova na classe F55. Com a distância de 11,69m, ele não atingiu o índice para os Jogos de Paris. 

Beth segue agora com outros 49 paratletas e 10 atletas-guia para o Japão, que acontecerá de 17 a 25 de maio. O evento em terras nipônicas é uma chance para os brasileiros atingirem índices aos Jogos. Esta é a primeira vez que o Mundial de Atletismo acontece no mesmo ano que os Jogos Paralímpicos. 

A primeira edição do Desafio CPB/CBAt em 2024 aconteceu no dia 25 de fevereiro e registrou a quebra de um recorde das Américas, pela amapaense Wanna Brito, no arremesso de peso da classe F32 – marca já superada pela própria atleta na Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa, oportunidade em que estabeleceu um novo recorde mundial.

A segunda etapa da competição aconteceu na semana seguinte, em 3 de março, e teve a acreana Jerusa Geber registrando o melhor resultado de 2024 na prova dos 100m para atletas da classe T11 (deficiência visual) até aquele momento. Todas as edições do evento neste ano aconteceram no Centro de Treinamento Paralímpico. 

Nesse sábado, 27, o CPB organizou mais duas etapas do Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024, desta vez em Vitória (ES) e Natal (RN). Na capital capixaba, três gerações de nadadores conquistaram medalha de ouro. Já na capital potiguar, o evento foi celebrado com galinhada e batata doce

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005.

Confira o catálogo virtual da competição.Patrocínio


As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Beth Gomes é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Time São Paulo
A atleta Beth Gomes é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery