A nona Live Tamo Junto trará uma modalidade um tanto quanto inusitada para muitos brasileiros: esportes na neve. A transmissão ao vivo, que contará com a participação das atletas Aline Rocha e Jaqueline Mourão, ambas do esqui cross-country, será nesta sexta-feira, 17, às 14h, nos perfis oficiais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Instagram: @ocpboficial e @timebrasil.
O bate-papo, fruto da parceria inédita entre as duas entidades, já contou com as histórias de atletas do atletismo de pista, tênis de mesa, vôlei, natação, hipismo, ciclismo, basquete e esgrima.
A atração do esporte paralímpico será a catarinense Aline Rocha, 29 anos, que sofreu um acidente de carro aos 15, quando lesionou sua medula e perdeu os movimentos das pernas. Ela iniciou sua trajetória no esporte quatro anos após ter se acidentado praticando atletismo. No Rio 2016, chegou a disputar as provas dos 1.500m, os 5.000m e da maratona na classe T54 (para cadeirantes).
LEIA MAIS
Live Paralímpica: atletas cadeirantes debatem desafios no treino e poucas mulheres tetraplégicas no esporte
Seleção Brasileira de tênis de mesa inicia retorno aos treinos no CT Paralímpico
No entanto, o atual marido e técnico, Fernando Orso, a incentivou a se aventurar na neve após os Jogos no Brasil. Aline foi a primeira mulher brasileira a competir em uma edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno. Foi em 2018, quando a esquiadora competiu em quatro provas em PyeongChang, na Coreia do Sul, sendo três individuais e um revezamento ao lado de Cristian Ribera. Nas performances solo, ficou entre os 15 melhores atletas: nos 12km (15º) e nos 5km (12º). No sprint (1.1km), terminou em 22º.
Já a mineira Jaqueline Mourão, 44, entrou para a história do esporte brasileiro ao atingir a marca de seis participações em Jogos Olímpicos, sendo quatro de inverno e dois de verão, em três modalidades distintas: Turim 2006, Vancouver 2010 e PyeongChang 2018 no esqui cross country, Sochi 2014 no Biathlon de Inverno e Atenas 2004 e Pequim 2008 no mountain bike.
A atleta foi a 74ª entre 90 atletas na prova de 10km estilo livre do esqui cross country nos Jogos de 2018.
Este bate-papo faz parte das ações feitas pelo CPB durante a pandemia da Covid-19. Até o momento, já foram realizadas 29 lives, sendo nove sobre natação paralímpica, 12 da série Live Paralímpica e oito da série Live Tamo Junto, parceria entre o CPB e o COB.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)