Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Meeting Paralímpico Loterias Caixa de SP terá atleta que voltou ao Brasil inspirada por Mariana D’Andrea

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), será encerrado nesta semana, em São Paulo, com a presença de 978 atletas nas seis modalidades que compõem o programa do evento: atletismo, bocha, halterofilismo, natação, tiro com arco e tiro esportivo. A competição será realizada nos dias 20, 21 e 22 de junho.

O Centro de Treinamento Paralímpico, na zona sul da capital paulista, receberá 562 competidores em provas na pista e no campo de atletismo nos três dias do Meeting. Já a piscina do local terá 324 nadadores nas mesmas datas. Na sexta-feira, 21, e no sábado, 22, 40 halterofilistas estarão em disputas no complexo. Por fim, no último dia do evento, será a vez dos 26 jogadores de bocha e 17 arqueiros entrarem em ação no espaço.

Das seis modalidades, apenas o tiro esportivo será realizado em outro endereço. Os nove atiradores inscritos vão competir na Escola de Educação Física da Polícia Militar, zona norte de São Paulo, na sexta-feira.

A competição é considerada pela halterofilista paulista Laira Guimarães, 28, uma etapa importante para seu desenvolvimento esportivo, visando seu retorno à Seleção Brasileira. A atleta representou o Brasil em um Mundial de halterofilismo pela primeira vez em 2023, quando participou da competição realizada em Dubai. À oportunidade, levantou 101kg e ficou na 13ª colocação na categoria até 73kg.

Agora, Laira busca melhorar suas marcas com o objetivo de disputar uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028. Para isso, a atleta precisa retomar seu espaço na equipe principal brasileira e participar de uma série de competições obrigatórias a partir do ano que vem, incluindo Mundial, etapas de Copa do Mundo e Jogos Parapan-Americanos.

“Estou muito motivada para este Meeting. Meu principal objetivo é melhorar meus resultados, ter mais experiência de competição e me preparar da melhor forma possível para o próximo ciclo. Estou 100% dedicada a isso, traçando com o meu treinador Valdecir Lopes as melhores estratégias para eu chegar aos Jogos”, afirmou a atleta, que registrou seu melhor resultado pessoal no último Meeting Paralímpico Loterias Caixa de São Paulo, em novembro de 2023, com 105kg na barra.

A parceria com Valdecir, que também é treinador da campeã paralímpica e mundial Mariana D’Andrea, no clube Aesa-SP, começou em outubro de 2022. Naquele momento, Laira morava na Argentina, estudava medicina na Universidade de Buenos Aires, era atleta de vôlei sentado e começava a experimentar o halterofilismo.

A atleta, que tem má-formação congênita nas pernas, queria se desenvolver na nova modalidade e participar de competições nacionais. Pelas redes sociais, enviou uma mensagem para Mariana falando sobre seu desejo de ter orientações de um treinador no Brasil. Dali, surgiu o convite para visitar Itu, no interior de São Paulo, com o objetivo de treinar por uma semana com o técnico. “Eu vi a Mariana e me encantei. Perguntei se ela conhecia alguém com quem eu poderia treinar. Mas jamais imaginei que a melhor atleta do Brasil fosse responder e, menos ainda, que eu iria treinar com o técnico dela”, lembrou.

O período de treinos foi se ampliando, os resultados começaram a melhorar, vieram as primeiras convocações, e a atleta decidiu se instalar na cidade do interior paulista em definitivo.

“No início, eu não pensava em deixar o vôlei nem parar temporariamente a medicina. Mas fui me apaixonando pelo halterofilismo. O Val me inspirou muito e me mostrou que seria possível ter grandes resultados”, disse Laira, que também competirá na Segunda Etapa Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa de halterofilismo nos dias 29 e 30 de junho, novamente no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Meeting Paralímpico em 2024

Após o término da etapa paulista do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, o evento terá passado pelas 27 unidades federativas brasileiras, com 6.415 atletas inscritos em disputas de alto rendimento e Seletivas Estaduais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE). São elas: Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento).

A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). Posteriormente, o evento passou por Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Aracaju (SE), Recife (PE), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Natal (RN), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Boa Vista (RR), Teresina (PI), São Luís (MA), Manaus (AM), Macapá (AP) e Belém (PA). No último sábado, 15, foram realizadas as etapas de Pilar (AL) e Brasília (DF)

Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo realizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do CPB, os Meetings também passaram a receber etapas regionais de disputas organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE) e, com isso, mais três novas modalidades entraram no programa: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de São Paulo podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local para retirada de colete.

Serviço

Meeting Paralímpico Loterias Caixa – Etapa de São Paulo

Datas: 20, 21 e 22 de junho – a partir das 8h.

Atletismo, bocha, halterofilismo, natação e tiro com arco

Local: Centro de Treinamento Paralímpico

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, KM 11,5 – Vila Guarani – São Paulo

Tiro Esportivo

Local: Escola de Educação Física da Polícia Militar

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 548 – Canindé – São Paulo

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery