Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Meeting Paralímpico Loterias Caixa do PA leva bocha à jovem que celebrará seus 11 anos de idade na cancha

Jovens jogam bocha paralímpica em Belém (PA) | Foto: Laís Teixeira/CPB

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa, evento realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), chega a Belém, Pará, neste sábado, 8, com 132 atletas. Destes, 88 estarão nas provas de atletismo no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar. Já o clube Tuna Luso Brasileira receberá 27 competidores na natação e 17 nas canchas de bocha.

As disputas na capital paraense serão válidas pelas Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares e Paralimpíadas Universitárias, competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE) do CPB. 

Entre os jogadores de bocha da Seletiva Estadual das Paralimpíadas Escolares estará a jovem paraense Ana Gabriele Lima, que completou 11 anos na última terça-feira, 4. Praticante da modalidade desde o começo do ano passado, Ana treina atualmente duas vezes por semana em um projeto da APAE de Belém realizado na Universidade Estadual do Pará (UEPA). O Meeting Paralímpico será a primeira competição oficial da jovem. 

“Gosto e sou muito feliz jogando bocha. Fiz muitos amigos que se preocupam comigo e gostam de mim. Devo isso ao esporte”, disse a paraense, que nasceu com artrogripose, uma má-formação nas articulações. Ela é natural da cidade de Muaná, na Ilha de Marajó, a 80 km de Belém. Hoje, ela mora na capital paraense.

Para a mãe de Ana, Patrícia Soares, a participação de sua filha no Meeting gera uma alegria e certa ansiedade. “É a primeira vez que ela participa de um evento deste tamanho. Então, estou um pouco nervosa. Quando ela nasceu, diziam que ela não sobreviveria. Agora, é uma atleta. Estou muito feliz. A Ana é uma guerreira”, afirmou Patrícia, que completou:

“O esporte mudou a vida da minha filha. Ela fez mais amizades, passou a ter mais compromisso com as coisas e se sente igual a todo mundo. A gente se sente acolhido por todos”, finalizou a mãe, que já prometeu aprender a jogar bocha para acompanhar a filha. “A técnica disse para eu observar e, depois, começar a praticar também. Isso vai ser mais um incentivo para a Ana”. A jovem concordou: “Minha mãe me ajuda muito. É um anjo da guarda para mim”, finalizou a paraense de 11 anos. 

Meeting Paralímpico em 2024
A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC)Porto Velho (RO)Curitiba (PR)Cuiabá (MT)Salvador (BA)Campo Grande (MS)Goiânia (GO)Aracaju (SE)Recife (PE)Palmas (TO)Belo Horizonte (MG)João Pessoa (PB)Natal (RN)Vitória (ES)Rio de Janeiro (RJ)Fortaleza (CE)Boa Vista (RR)Teresina (PI)São Luís (MA) e Manaus (AM).

Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas EscolaresParalimpíadas UniversitáriasParalimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Belém podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço

Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Belém
Data:
 8 de junho, a partir das 8h

Atletismo
Local: 
Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar
Endereço: Av. Arthur Bernardes, 245, Pratinha – Belém

Natação e bocha
Local: 
Tuna Luso Brasileira
Endereço: Av. Almirante Barroso, 4110, Souza – Belém

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery