Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Meeting Paralímpico Loterias Caixa marca estreia de competições do CPB no Piauí, com 80% de atletas sub-23

Jovem disputa etapa de Meeting em 2024 | Foto: Jeane Gally/CPB

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa será realizado em Teresina, Piauí, neste sábado, 18, e marcará a estreia de competições organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no Estado.

O evento reunirá 99 esportistas de atletismo na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em provas de pista e campo. As disputas contarão tanto com atletas de alto rendimento quanto em fase de desenvolvimento, que competirão nas Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares e das Paralimpíadas Universitárias. 

Na primeira competição do CPB no Piauí, cerca de 80% dos inscritos têm menos de 23 anos, o que está de acordo com o Plano Estratégico 2022-2024 da entidade, no qual o Comitê planeja uma renovação no paradesporto nacional. Inclusive, para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, o CPB almeja que 50% dos convocados nesta faixa etária estejam disputando finais na capital francesa. 

Entre os mais jovens inscritos para o Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Teresina está o piauiense Thalisson Amorim da Silva, 10, da classe T20 (deficiência intelectual), que disputará as provas de 100m, 200m e salto em distância na competição. 

Filho de capoeirista, Thalisson nem chegou a conhecer o pai, que morreu antes mesmo da criança nascer. Criado pela avó paterna, Francisca de Lima, o jovem sempre gostou de esportes, mas começou a participar de competições no ano passado. “Para nós, é uma maravilha e incentivador receber um evento como o Meeting na porta de casa”, disse Francisca, que mora com o seu neto na cidade de União, a cerca de 60 km de Teresina. “O atletismo tem mudado a vida dele. Percebo que ele interage mais com as pessoas agora”, completou a avó. 

Apesar de ser a primeira competição organizada pelo CPB no Piauí, a entidade já esteve no Estado por meio do Festival Paralímpico Loterias Caixa, evento que promove o primeiro contato de jovens, com ou sem deficiência, com o Movimento Paralímpico. Todas as atividades são adaptadas e pensadas de forma lúdica para facilitar a interação entre os participantes. 

Diretor de Desenvolvimento Esportivo do Comitê, Ramon Pereira destacou a importância de se levar o Meeting até Teresina e da participação maciça de jovens no evento. “É uma vitória para nós. Acreditamos que a competição vai promover o Movimento Paralímpico na região, com a adesão dos piauienses, inclusive de representantes da administração pública, ampliando a prática esportiva para as pessoas com deficiência”, avaliou. 


Meeting Paralímpico em 2024
A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC)Porto Velho (RO)Curitiba (PR)Cuiabá (MT)Salvador (BA)Campo Grande (MS)Goiânia (GO)Aracaju (SE)Recife (PE)Palmas (TO)Belo Horizonte (MG)João Pessoa (PB)Natal (RN)Vitória (ES)Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE). Neste sábado, também haverá uma etapa em Boa Vista (RR). 

Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas EscolaresParalimpíadas UniversitáriasParalimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Teresina podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Teresina
Data:
18 de maio, a partir das 8h
Local: Universidade Federal do Piauí
Endereço: Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Ininga – Teresina

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery