A Seleção Brasileira de futebol de cegos sub-23 perdeu nesta quinta-feira, 4, por 2 a 1 da equipe principal da Argentina, em jogo válido pela segunda rodada da Copa Tango, que está sendo realizada em Buenos Aires, Argentina.
Na estreia, os jovens brasileiros empataram sem gols com o time B dos donos da casa, que também perdeu seu segundo compromisso, para o selecionado sub-23 dos anfitriões, por 1 a 0. Assim, o encontro entre os juvenis brasileiros e argentinos nesta sexta, às 17h (de Brasília), poderá selar a passagem de uma das equipes à decisão de sábado, 6. O Brasil só avança se vencer, pois o empate garante a equipe rival na final.
Com média de idade de 19,7 anos, os jovens brasileiros encararam no Cenard (Centro Nacional de Alto Rendimento Desportivo), palco dos treinamentos da seleção da casa, alguns dos experientes campeões do mundo, como o fixo Coki Padilla, que defenderá a Agafuc-RS no Regional Sul-Sudeste, a partir da semana que vem, e o atacante Maxi Espinillo, autor dos dois gols argentinos no confronto. O Brasil descontou com Raynã, já no segundo tempo. Além dele, iniciaram a partida o goleiro Gean Patrick e os jogadores de linha Carlinhos, Lucas Caetano e Paulinho. Ainda compõem o grupo Ryan (goleiro), Álvaro, Anael, Gabriel e Marco Antônio. O treinador é Júlio César Macena, o Cesinha.
O Brasil mandou um elenco sub-23 à competição para dar rodagem aos jovens e poupar a equipe adulta, que continua concentrada em João Pessoa, Paraíba, executando uma preparação especial aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, onde buscará o hexacampeonato – é a única campeã desde a inserção da modalidade na grade, em Atenas 2004.
Confira a programação de jogos da Copa Tango 2024:
Quarta-feira, 3
Argentina B 0 x 0 BRASIL
Argentina A 3 x 0 Argentina Sub-23
Quinta-feira, 4
Argentina B 0 x 1 Argentina Sub-23
BRASIL 1 x 2 Argentina A
Sexta-feira, 5
15h Argentina A x Argentina B
17h BRASIL x Argentina Sub-23
Sábado, 6
9h Bronze
11h Final
A Copa Tango foi realizado pela última vez há dois anos, quando os brasileiros conquistaram o título. Esta é a quinta edição, a terceira com participação do Brasil, campeão também em 2019. Veja o retrospecto:
1ª Edição – agosto de 2018
Campeã: Argentina A
Vice: Argentina B
Terceiro: Japão
2ª Edição – junho de 2019
Campeão: BRASIL
Vice: Argentina B
Terceiro: Argentina A
Quarto: Inglaterra
3ª Edição – novembro de 2019
Campeã: Argentina A
Vice: Argentina B
Terceiro: Argentina Sub-21
Quarto: Peru
4ª Edição – abril de 2022
Campeão: BRASIL
Vice: Argentina
Terceiro: Inglaterra
Quarta: Argentina Sub-23
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do futebol de cegos.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)