A Seleção Brasileira de futebol de cegos empatou em 0 a 0 com a Argentina B na sua estreia pela Copa Tango, em Buenos Aires (ARG), na última quarta-feira, 3. A competição, que será disputada até sábado, reúne ainda um time “A” e outro sub-23 dos anfitriões. Todos jogam entre si e os dois melhores colocados fazem a final. Os brasileiros, também representados por um elenco com menos de 23 anos de idade, voltam a campo nesta quinta, às 17h, contra o conjunto principal dos donos da casa, que estrearam vencendo a equipe juvenil argentina por 3 a 0.
O Brasil começou a partida com Gean Patrick no gol e Lucas Caetano, Raynã, Paulinho e Anael na linha. Ainda compõem o grupo Ryan (goleiro), Álvaro, Carlinhos, Gabriel e Marco Antônio. O treinador é Júlio César Macena, o Cesinha.
A Argentina B tinha no gol o experiente Germán Müleck, titular da equipe campeã do mundo, e alguns conhecidos do público brasileiro, como Nahuel López, que costuma defender a Acelgo-GO (Associação de Cegos para Esporte e Lazer de Goiás), e Daniel Iturria, atleta com passagens recentes pela Adef-DF (Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal). Os principais nomes do país, como o fixo Coki Padiila e o artilheiro Maxi Espinillo, defendem a Argentina A, adversária do Brasil nesta quinta.
Vale lembrar que a Seleção Brasileira adulta continua concentrada em João Pessoa (PB) como preparação aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, onde buscará o hexacampeonato – é a única campeã desde a inserção da modalidade na grade, em Atenas 2004.
Confira a programação de jogos da Copa Tango 2024:
Quarta-feira, 3
Argentina B 0 x 0 BRASIL
Argentina A 3 x 0 Argentina Sub-23
Quinta-feira, 4
15h Argentina B x Argentina Sub-23
17h BRASIL x Argentina A
Sexta-feira, 5
15h Argentina A x Argentina B
17h BRASIL x Argentina Sub-23
Sábado, 6
9h Bronze
11h Final
As partidas acontecem no Cenard (Centro Nacional de Alto Rendimento Desportivo), palco dos treinamentos da seleção anfitriã. O evento foi realizado pela última vez há dois anos, quando os brasileiros conquistaram o título. Esta é a quinta edição da Copa Tango, a terceira com participação do Brasil, campeão também em 2019. Veja o retrospecto:
1ª Edição – agosto de 2018
Campeã: Argentina A
Vice: Argentina B
Terceiro: Japão
2ª Edição – junho de 2019
Campeão: BRASIL
Vice: Argentina B
Terceiro: Argentina A
Quarto: Inglaterra
3ª Edição – novembro de 2019
Campeã: Argentina A
Vice: Argentina B
Terceiro: Argentina Sub-21
Quarto: Peru
4ª Edição – abril de 2022
Campeão: BRASIL
Vice: Argentina
Terceiro: Inglaterra
Quarta: Argentina Sub-23
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do futebol de cegos.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)