Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção Brasileira de futebol de cegos é apresentada em João Pessoa, onde treina até os Jogos de Paris

Seleção Brasileira no ginásio do Instituto de Cegos Adalgisa Cunha | Foto: Adom Vieira/CPB

A Seleção Brasileira de futebol de cegos que irá buscar o hexacampeonato nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 foi apresentada nesta sexta-feira, 1º de março, em João Pessoa (PB), no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha.

Em iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), a equipe adotou o Instituto na Paraíba como sua casa neste ano. O grupo seguirá na capital paraibana para a realização de treinos intensivos de segunda a sábado, em dois períodos diários, até os Jogos, com início no dia 28 de agosto.

A equipe já possui vaga para os Jogos, assegurada com a medalha de bronze dos Jogos Mundiais da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, do inglês), na Inglaterra, em 2023. A Seleção, invicta e hegemônica, nunca perdeu uma partida nos Jogos e irá buscar o hexacampeonato na França.

“Com essa oportunidade de treinar todos os dias juntos, não tenho dúvidas de que esta será a melhor apresentação do futebol de cegos do Brasil em uma edição de Jogos Paralímpicos. Este é um momento muito especial. Tive o privilégio de participar dos primeiros Jogos Paralímpicos, da primeira Copa América e do primeiro Mundial de futebol de cegos. Em cada momento da história, os desafios foram se modificando. No início, sequer tínhamos fase de treinamento, o que mudou a partir dos Jogos de Atenas 2004. O Brasil foi conquistando todos os resultados possíveis e passou a ser a Seleção a ser batida. Com isso, a comissão técnica teve a inspiração de criar a Seleção permanente e a coragem de trazer toda a Seleção Brasileira para João Pessoa. Não haveria melhor lugar”, afirmou Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), bicampeão paralímpico (Atenas 2004 e Pequim 2008) e eleito melhor jogador do mundo de futebol de cegos em 1998

Do grupo de 15 atletas convocados para a equipe, parte já reside na capital paraibana, assim como a maioria dos membros da comissão técnica.

“Eu me lembro bem quando comecei a jogar, estive no Mundial de 2006. Recebi a convocação, treinamos 15 dias e fomos para a competição. O Brasil evoluiu, passamos a ter as semanas de treinamento. Mas a Seleção permanente vai ser algo fundamental para chegarmos no melhor da nossa forma e, assim, alcançarmos o nosso objetivo, que é conquistar os Jogos Paralímpicos de Paris. Já estou me sentindo muito melhor fisicamente aqui, estou feliz com a presença da minha família, o que também é importante para nós atletas. Gostaria de agradecer a todos e dizer que vamos abraçar este projeto e fazer o nosso melhor”, disse o baiano Jefinho, tetracampeão dos Jogos Paralímpicos (Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020).

“Estou desde 2003 no futebol de cegos e este era um sonho sobre o qual a gente sempre falava. Com a evolução do futebol de cegos no mundo, em todos os países, o cenário mudou. Já não encontramos mais seleções das quais ganhamos por 10 a 0. Por isso, nós temos que evoluir também. Não basta ter talento e estrutura. Quando fizemos essa proposta da Seleção permanente, a CBDV, o CPB e o Instituto dos Cegos abriram as portas. E, agora, os atletas e suas famílias estão felizes e satisfeitos e eu, como técnico, já vejo uma grande evolução em duas semanas de trabalho. Com certeza, vamos chegar muito fortes a Paris para brigar por mais uma medalha de ouro”, afirmou Fábio Vasconcelos, técnico da Seleção Brasileira de futebol de cegos.

Confira a lista dos atletas da Seleção:

Goleiros
GIOVANE MONTENEGRO BATISTA: ICB-BA
LUAN DE LACERDA GONÇALVES: Agafuc-RS
MATHEUS DA COSTA COELHO BUMUSSA: Apace-PB

Atletas de linha
*CÁSSIO LOPES DOS REIS: Maestro-PR
JARDIEL VIEIRA SOARES: Apace-PB
JEFERSON DA CONCEIÇÃO GONÇALVES: Maestro-PR
JONATAN FELIPE BORGES: Apace-PB
LUCAS PEREIRA CAETANO: Apace-PB
MAICON JUNIOR DOS SANTOS MENDES: Apace-PB
*MAXWELL CARVALHO VALENTE: AMC-MT
RAIMUNDO NONATO ALVES MENDES: Agafuc-RS
RAYNÃ OLIVEIRA SOUZA: Acelgo-GO
RICARDO STEINMETZ ALVES: Agafuc-RS
SAMIR SANTANA DA SILVA: Apadv-SP
TIAGO DA SILVA: Maestro-PR

*Jogadores que não ficarão em João Pessoa por compromissos pessoais

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do futebol de cegos.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery