Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção Brasileira de futebol de cegos inicia busca pela 7ª Copa América; veja programação

Jogadores da Seleção Brasileira de futebol de cegos celebram gol de Thiago Paraná | Foto: Divulgação/Renan Cacioli/CBDV
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulga os resultados de missões brasileiras em competições realizadas no último final de semana, dos dias 22 e 23 de outubro, bem como a programação de eventos, organizados pelo CPB e/ou com participações de atletas do país, que ocorrerão até domingo, 30. Confira:

Copa América de futebol de cegos
O Brasil iniciou sua busca pelo 7º título da Copa América de futebol de cegos neste domingo, 23, em Córdoba, na Argentina. Com um gol de Tiago Paraná, já na segunda etapa da partida, a Seleção Brasileira estreou com vitória na competição 1 a 0 sobre o México. 

O placar deu os primeiros três pontos para o time brasileiro na competição. O sistema de disputa é de todos contra todos em turno único, ou seja, cada país entra em campo cinco vezes. Os dois times que somarem mais pontos fazem a final, no dia 28, às 18h, enquanto terceiro e quarto colocados disputam o bronze. 

Agora, o Brasil faz o clássico continental contra a Argentina nesta segunda-feira, 24, às 16h (horário de Brasília). O jogo poderá ser acompanhado ao vivo pelo Youtube da Federação Internacional dos Desportos para Cegos (IBSA, em inglês) e pelo Facebook da Federação Argentina de Cegos.

Campeonato das Américas de esgrima em cadeira de rodas
O gaúcho Jovane Guissone, medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, conquistou a sua segunda medalha de ouro no Campeonato das Américas de esgrima em cadeira de rodas neste domingo, 23, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A competição ocorre até terça-feira, 25, na capital paulista. 

Esta é a terceira e última competição da modalidade que o CT Paralímpico sedia desde segunda-feira passada, 17. Além do Campeonato das Américas, o local recebeu o Mundial sub-23 e o Campeonato Brasileiro no período. Ao final dos três eventos, mais de 100 esgrimistas de 14 países terão passado pelo espaço em oito dias. 

Mundial de ciclismo paralímpico de pista 
O paulista Lauro Chaman conquistou a medalha de bronze no encerramento do Mundial de ciclismo de pista, neste domingo, 23, na cidade de Saint-Quentin-en-Yvelines, na França. O atleta brasileiro da classe C5 ficou na terceira colocação da prova Omnium e assegurou a segunda medalha do país na competição após a prata de Sabrina Custódia nos 500 m contrarrelógio.

Sabrina, inclusive, encerrou a sua participação no torneio na prova Scratch, com as classes combinadas C1 e C2, e ficou na sétima colocação.

Copa Brasil de canoagem paralímpica e Campeonato Brasileiro Interclubes de remo paralímpico
O Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social de Brasília (IBRES/DF) foi o campeão da Copa Brasil de canoagem paralímpica, evento realizado no último final de semana, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. O clube conquistou a primeira posição do torneio ao somar 223 pontos. APA Petrolina/PE e Brasil VA’A ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. 
 
Além da Copa Brasil, a Lagoa Rodrigo de Freitas também recebeu o Campeonato Brasileiro Interclubes de remo paralímpico, competição conquistada pelo Flamengo/RJ. O time carioca dividiu o pódio com o Pinheiros/SP e o Vasco/RJ. 

Ambos os torneios também registraram disputas entre atletas olímpicos. Mais de 400 canoístas e remadores estiveram na capital fluminense para as provas que compuseram o maior evento sobre águas do ano no Brasil. 

Campeonato Brasileiro de tiro esportivo paralímpico

A catarinense Jéssica Michalack foi a única mulher a conquistar uma medalha nas provas mistas de carabina no Campeonato Brasileiro de tiro esportivo, que se encerrou neste domingo, 23, no Centro Militar de Tiro Esportivo, em Deodoro, zona oeste do Rio de Janeiro. A competição é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). 

A atiradora de Timbó (SC) conquistou a medalha de bronze neste domingo, 23, na prova mista (homens e mulheres juntos) de carabina em pé 10 m SH2. Ela atingiu 616,7 de pontuação e ficou atrás apenas de Bruno Kiefer e Alexandre Galgani, que superou o recorde mundial na prova R5 – carabina de ar 10m SH2 durante a competição. 

Meeting Paralímpico Loterias Caixa 
Depois de passar pelo Rio de Janeiro, o Meeting Paralímpico Loterias Caixa chegará ao Sul, com a primeira parada em Curitiba, no dia 1º de novembro, com provas de atletismo, natação e halterofilismo. 

A capital paranaense será a 13ª cidade do país a receber o evento neste ano. As provas de atletismo e halterofilismo serão na Universidade Federal do Paraná (UFP), enquanto as de natação ocorrerão no Clube Santa Mônica. 

Em 2022, o Meeting já passou por Campo Grande (MS), Amapá (AP)Fortaleza (CE), Natal (RN)João Pessoa (PB)Recife (PE), Aracaju (SE)Brasília (DF)Goiânia (GO)Belo Horizonte ,Vitória e Rio de Janeiro.

Gira da América do Sul de tênis em cadeira de rodas
Após participarem da primeira fase da Gira da América do Sul de tênis em cadeira de rodas, na qual competiram em dois torneios na Colômbia e conquistaram oito medalhas no total, os tenistas brasileiros vão para a segunda fase do evento nesta semana. 

Esta etapa terá início na cidade de Cañuelas, Argentina, onde os atletas disputarão o Open de Cañuelas, de 27 a 30 de outubro. Depois,  para fechar o evento, os tenistas retornarão à Colômbia e disputarão o Open de Barranquilla, entre os dias 5 e 8 de novembro. 

O objetivo da Gira é dar ritmo de competição aos tenistas e promover um intercâmbio entre os países participantes. Todos os torneios valem pontos no ranking internacional. 

Circuito Paralímpico Escolar
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio do seu Departamento de Desenvolvimento Esportivo, iniciou a realização do Circuito Escolar Paralímpico 2022, no último sábado, 22, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

No primeiro dia de evento, os 90 inscritos disputaram provas de atletismo na pista e no campo do CT, enquanto no próximo sábado, 29, as competições serão de bocha. Já as de natação serão no dia 19 de novembro.  Para essas duas modalidades, as inscrições ainda estão abertas neste link.

O Circuito Escolar Paralímpico têm como objetivo estimular a participação dos estudantes em idade escolar com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas, promovendo ampla mobilização em torno do esporte. 

O evento contempla participantes da faixa etária de 8 a 17 anos, dependendo da modalidade. Todas as disputas acontecerão no CT Paralímpico. Em 2019, na última edição do evento, somente a etapa de atletismo contou com a participação de mais de 130 crianças e jovens nas atividades. 
 

Patrocínios 
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o patrocínio das Loterias Caixa. 
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem.
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O halterofilismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa. 
O futebol de cegos é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa. 
O tiro esportivo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa. 

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
O atleta Jovane Guissone é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery