O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizou no sábado, 15, a primeira etapa do Circuito Escolar Paralímpico de Atletismo. O evento ocorreu no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e contou com a participação de mais de 130 jovens dos 8 aos 14 anos. O evento tem como objetivo estimular a participação dos estudantes em idade escolar com deficiência física, visual ou intelectual em atividades esportivas.
Em 6 de julho, será realizada a etapa de natação do Circuito, igualmente no CT Paralímpico. Esta primeira edição do Circuito Escolar superou a expectativa inicial de 100 estudantes da cidade de São Paulo e municípios vizinhos. Mas a demanda foi superior a 30% do aguardado pela coordenação de Desporto Escolar do CPB, inclusive com a presença de crianças de outros Estados, como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Pernambuco.
Foi o caso da dona de casa Wedja Darc do Carmo que trouxe o filho Alan do Carmo, 10 anos, de São José da Coroa Grande, no litoral sul de Pernambuco, exclusivamente para o evento. “Nas duas noites anteriores à nossa viagem, Alan não dormia, estava agitado, ansioso. Quando embarcamos no avião em Recife, ele finalmente dormiu. Chegou aqui no CT Paralímpico e ficou muito feliz, foi uma experiência fantástica”, disse a pernambucana, que ganhou a passagem de avião de instituições de apoio e assistência a jovens e crianças com deficiência de Jaboatão dos Guararapes, município vizinho à capital Recife, e hospedou-se na casa de amigas conterrâneas no bairro do Brás, em São Paulo.
O evento tem as características de uma competição, porém com menor rigidez, de acordo com a faixa etária dos competidores. As crianças são organizadas em três categorias: de 8 a 10 anos, de 11 a 12 e de 13 a 14. Na primeira, todos os participantes receberão medalhas e, nas outras, a premiação será apenas para os atletas que ficarem nas três primeiras posições, para que a competição os direcione para a vivência de um atleta de alto rendimento. Todos ganharam lanche.
LEIA MAIS
– Inscrições para o Circuito Escolar Paralímpico 2019
– CPB divulga regulamento do Circuito Escolar Paralímpico 2019 – inscrições abertas
Aos 7 anos, a pequena Clara de Angelis foi autorizada a correr no Circuito Escolar Paralímpico. Veio com o irmão gêmeo, Felipe, o irmão mais velho Gustavo, e os pais Luiz Roberto de Angelis e Sandra Braz. Ela tem má formação congênita na perna esquerda, abaixo do joelho, e usa diariamente próteses em lâmina de carbono, idênticas aos dos atletas de alto rendimento amputados de perna usam durante a competição.
Ela disputou as provas adaptadas de corrida e de salto em distância. Após receber as medalhas, ainda encontrou fôlego e energia para correr pela pista do CT Paralímpico. Clara é uma das integrantes do projeto de Centro de Formação do CPB, que atende gratuitamente a crianças com deficiência física, visual ou intelectual, residentes na cidade de São Paulo ou municípios vizinhos e que estejam matriculadas em rede de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail formacaoesportivaparalimpica@cpb.org.br, contendo a ficha de inscrição ou pessoalmente no CT Paralímpico (Rodovia dos Imigrantes, km 11.5, São Paulo), com a Coordenação de Esporte Escolar do CPB.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)