Finalistas da última edição dos Jogos Paralímpicos, realizada em Tóquio, Brasil e Argentina protagonizam o maior clássico mundial da modalidade. A partida entre as duas seleções começa às 17h (de Brasília). Os anfitriões chegam ao confronto com uma vitória na competição. Nesta terça-feira, eles estrearam contra a seleção argentina sub-23 e venceram o duelo por 2 a 0.
Na primeira fase, todos os times jogam contra todos. O torneio conta com quatro seleções: Argentina, Argentina sub-23, Brasil e Inglaterra. As duas equipes que somarem mais pontos farão a final na próxima sexta-feira, 8, enquanto as outras duas disputarão o bronze.
O técnico Fábio Vasconcelos levou um grupo mesclado entre jovens e veteranos para a Tango Cup. Esta é a quarta edição do torneio, a segunda com participação dos brasileiros, campeões em 2019.
A competição é a primeira entre seleções desde as mudanças nas regras implementadas pela IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos). A principal se refere à redução no tempo de jogo – de 40 para 30 minutos cronometrados, divididos em dois tempos.
É, também, o primeiro dos quatro eventos que os brasileiros jogarão em 2022. Em julho, haverá o Desafio das Américas, em São Paulo. No fim de agosto, tem o Grand Prix de Paris. E fechando o calendário da temporada, em outubro, haverá a Copa América, na cidade de Córdoba, na Argentina.
Confira a tabela completa da Tango Cup:
Terça-feira, 5
Argentina 2 x 0 Argentina Sub-23
BRASIL 0 x 0 Inglaterra
Quarta-feira, 6
15h: Argentina Sub-23 x Inglaterra
17h: Argentina x BRASIL
Quinta-feira, 7
15h: Argentina x Inglaterra
17h: Argentina Sub-23 x BRASIL
Sexta-feira, 8
15h: Disputa do bronze
17h: Disputa do ouro
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
Patrocínio
O futebol de cegos é patrocinado pelas Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)