Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção Brasileira de futebol de cegos disputa torneio na Argentina com novatos e mudança de regras

Lucas Caetano, de apenas 20 anos, fará sua estreia em eventos internacionais com a Seleção Brasileira | Foto: Renan Cacioli/ CBDV
A Seleção Brasileira de futebol de cegos vai participar da Tango Cup, em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 5 e 8 de abril. A competição no país vizinho também abrirá oficialmente o ciclo da modalidade rumo aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Este será o primeiro dos quatro torneios que a equipe nacional disputará em 2022 e com as novas mudanças nas regras já implementadas pela IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) no ano. 

Além do Brasil, Inglaterra e os times principal e juvenil da Argentina também estarão no evento. Todos jogam contra todos e as equipes que somarem mais pontos, farão a final no dia 8 (uma sexta-feira). Os outros dois participantes disputarão o bronze. Esta será a quarta edição do torneio, sendo a segunda com participação brasileira. Na única vez em que esteve presente, em 2019, o Brasil foi campeão. 

Para a edição de 2022, o técnico Fábio Vasconcelos convocou dez atletas, com uma mescla entre veteranos e novatos (confira a lista completa abaixo). O treinador explicou que os jogadores mais jovens devem ganhar bastante oportunidades em quadra, pois o objetivo é dar experiência a eles durante o torneio. 

“Quis montar essa Seleção sem os atletas principais que resolvem, como o Cássio, Ricardo, Jefinho e Nonato. Agora serão os mais jovens que vão ter a responsabilidade de brigar pela conquista. Será o primeiro torneio do Luquinha e do Samir. São atletas que estão evoluindo bastante”, explicou Fábio. A média de idade dos convocados é de 24,5 anos.

O técnico ainda argumentou que a redução no tempo de jogo, de 20 para 15 minutos cronometrados, também teve influência direta na escolha dos convocados. “Preciso de um grupo intenso o tempo todo para estarmos sempre sufocando o adversário. Daí também a importância desses atletas mais jovens”, avaliou Fábio, que ainda comentou sobre o calendário deste ano. 

Além da Tango Cup, a Seleção Brasileira disputará o Desafio das Américas (julho), em São Paulo, IBSA World Grand Prix (agosto), em Paris, e  a Copa América (outubro), em Buenos Aires. “Não me lembro de termos um ano com quatro competições. Será bem interessante para rodar o grupo, mas sem perder o foco de manter a base para o Mundial e os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, ambos eventos em 2023, nos quais buscaremos a vaga para Paris”, ponderou o comandante.

Confira a lista completa de convocados para a Tango Cup
Goleiros
Luan de Lacerda Gonçalves – Agafuc/RS
Matheus Costa Bumussa – Apace/PB

Fixos/ Alas
Maicon Júnior dos Santos Mendes – Apace/PB
Samir Santana da Silva – Apadv/SP

Alas
Gledson da Paixão Barros – Maestro/PR
Jonatan Felipe Borges da Silva – Apace/PB
Lucas Pereira Caetano – Apace/PB
Maxwell Carvalho Valente – Acelgo/GO
Tiago da Silva – Maestro/PR

Pivô
Jardiel Vieira Soares – Apace/PB

Histórico da Tango Cup
1ª Edição – agosto de 2018
Campeã: Argentina A
Vice: Argentina B
Terceiro: Japão

2ª Edição – junho de 2019
Campeão: BRASIL
Vice: Argentina B
Terceiro: Argentina A
Quarto: Inglaterra

3ª Edição – novembro de 2019
Campeã: Argentina A
Vice: Argentina B
Terceiro: Argentina Sub-21
Quarto: Peru

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)

Patrocínio
O futebol de cegos tem patrocínio das Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery