Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Saiba em quais modalidades o Brasil já garantiu vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024

Arqueiro Eugênio Franco celebra medalha de ouro do Parapan de Santiago e vaga para Paris 2024 | Foto: Marcello Zambrana/CPB

*Matéria atualizada no dia 29/01/2024, às 18h49

A pouco mais de oito meses do início dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, o Brasil já possui vagas garantidas para atletas de 13 das 22 modalidades que estarão em disputa no megaevento na capital francesa, De 28 de agosto a 8 de setembro.

A delegação brasileira assegurou sua participação nas seguintes modalidades: atletismo, natação, vôlei sentado (masculino e feminino), goalball (masculino), futebol de cegos, ciclismo, canoagem, remo, taekwondo, tiro esportivo, tiro com arco, bocha e tênis de mesa.

As quatro últimas modalidades garantiram participações em Paris em razão do desempenho dos atletas brasileiros nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, quando o Brasil fez a melhor campanha da história do evento continental, com 343 medalhas no total, 156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes.

No atletismo, a Seleção Brasileira conquistou 37 vagas após a participação no Mundial de atletismo de Paris, em junho de 2024. À ocasião, a Seleção Brasileira conquistou 14 ouros, 13 pratas e 20 bronzes, o que lhe deu a segunda colocação no quadro geral de medalhas, com mais pódios totais do que a China, que encerrou na liderança por ter obtido dois ouros a mais do que o Brasil.

Na natação, doze vagas foram confirmadas após a campanha do Brasil no Mundial de Manchester, de julho a agosto de 2023, no qual o país obteve 46 medalhas (16 ouros, 11 pratas e 19 bronzes), números que a deixaram na quarta posição no quadro de medalhas.

A Seleção Brasileira de futebol de cegos se classificou com a medalha de bronze na Copa do Mundo da modalidade, disputada em agosto de 2023 e inserida nos Jogos Mundiais da Federação Internacional dos Desportos para Cegos (IBSA, na sigla em inglês).

Já a equipe nacional de goalball masculina foi campeã mundial em Portugal, em dezembro de 2022, e também garantiu de maneira antecipada sua presença em Paris por ser finalista daquela competição, um dos critérios de classificação.

As vagas do vôlei sentado também vieram com títulos. A Seleção feminina venceu o mundial da modalidade disputado na Bósnia, em 2022, enquanto o time masculino foi campeão do Zonal Championship, disputa continental realizada em 2023 no Canadá.

Em fevereiro de 2023, o ciclismo paralímpico brasileiro garantiu duas vagas, sendo uma no masculino e outra no feminino, obtidas a partir do ranking internacional por nação.

Em agosto, a Seleção Brasileira de canoagem paralímpica obteve suas vagas no Mundial da modalidade, disputado em Duisburgo, na Alemanha. Ao todo, foram seis medalhas e quatro vagas para os Jogos nas seguintes classes: VL2 e KL1 no masculino, e VL3 e VL2 no feminina.

Em setembro, a paulista Claudia Santos conquistou a primeira vaga do remo brasileiro ao encerrar a disputa do Mundial em Belgrado, na Sérvia, com a sétima colocação na classe PR1 1xW (atletas com função mínima ou nenhuma função de tronco).

No taekwondo, o Brasil terminou o ano com cinco vagas, que pertencem ao país e não aos lutadores, por meio do ranking mundial.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS PARALÍMPICOS DE PARIS 2024

Na história dos Jogos Paralímpicos, o Brasil já conquistou 373 medalhas (109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze), ou seja, está a 27 do seu 400º pódio no evento.

Na última edição, Tóquio 2020, o país fez a sua melhor campanha com 72 medalhas no total, a mesma quantidade obtida nos Jogos do Rio 2016. Destas, 22 foram de ouro, superando as 21 de Londres 2012. Ainda foram mais 20 pratas e 30 bronzes no Japão.

Jogos Paralímpicos de Paris 2024
Os primeiros Jogos Paralímpicos na França contarão com 22 modalidades, 4.400 atletas e 184 países representados. Os principais cenários da capital francesa receberão provas e disputas do megaevento, tais como a Torre Eiffel, o Palácio de Versalhes, entre outros. A cerimônia de abertura será a primeira da história fora de um estádio e ocorrerá entre o Palácio da Concórdia e a Champs-Élysées. Os ingressos para acompanhá-la variam de 150 a 700 euros (R$ 825,00 a R$ 3.849,00).

SAIBA COMO COMPRAR INGRESSOS.
CONFIRA A IDENTIDADE VISUAL DOS JOGOS DE PARIS 2024.

Os Jogos de Paris 2024 também vão estrear um novo formato no revezamento da Tocha Paralímpica. A partir desta edição, a chama sempre será acesa em Stoke Mandeville, na Inglaterra, cidade considerada o berço do Movimento Paralímpico Mundial.

Mascote: Gorro Frígio
Um símbolo de liberdade, presente no coração de muitos grandes eventos históricos na França, o famoso gorro frígio inspirou diretamente as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.
“Escolhemos um ideal para representar a mascote dos Jogos de Paris 2024, ou seja, um símbolo”, disse Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador de Paris 2024. “Por que o gorro frígio? É um símbolo muito importante. Um símbolo francês, é claro. Encarna perfeitamente a República Francesa. Você conhece bem esse símbolo porque é um símbolo que já está em nosso dia a dia. É um símbolo que é conhecido em todo o mundo, que tem um significado muito forte”, completou.

Com uma longa tradição, os gorros frígios acompanharam o povo francês em momentos históricos, que remontam a 1163, no canteiro de obras da Catedral de Notre-Dame de Paris, bem como à Revolução Francesa de 1789.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery